Região

Publicado: Segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

SAAE de Indaiatuba implanta Tarifa Econômica em 2015

Medida visa diminuir o desperdício de água na cidade.

Crédito: Giuliano Miranda SAAE de Indaiatuba implanta Tarifa Econômica em 2015
Quem consome até 5 m³ de água tratada por mês pagará tarifa mínima

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Indaiatuba implantou neste mês a Tarifa Econômica para quem consumir até 5 m³ de água tratada por mês – o equivalente a cinco caixas d’água de mil litros – que passará a ser tarifa mínima e não haverá correção sobre os valores para essa faixa de consumo que atinge 23% dos usuários. A medida tem a finalidade de estimular o usuário a economizar e diminuir o desperdício de água no município.

Para quem consumir de 6 a 30 m³ o valor foi reajustado em 6,55% e tem como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é oficial do Governo Federal. Para os consumidores acima de 31 m³ o reajuste será maior, visando também a incentivar a economia e desestimular o alto consumo.

“A estiagem rigorosa deste ano, que pelas previsões deverá ser ainda pior em 2015, mostrou a necessidade urgente da mudança de hábitos de consumo e essas medidas visam combater o desperdício”, destaca Nilson Gaspar, superintendente do SAAE.

Aliado a isto, os custos para operação e manutenção do sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário, aumentaram consideravelmente com o reajuste da tarifa de energia elétrica, que para o SAAE foi de 24,35% e o aumento nos preços de produtos químicos, que chegou a 63%, devido a grande procura pelos serviços de saneamento.

A tarifa de água é a remuneração dos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, que torna viável a operação, manutenção, ampliação e modernização do sistema.

Comentários