Cotidiano

Publicado: Quinta-feira, 23 de julho de 2015

Itu.com.br comemora 15 anos divulgando o melhor de Itu

Você também faz parte desta história!

Crédito: Arte/Itu.com.br Itu.com.br comemora 15 anos divulgando o melhor de Itu
Portal de notícias Itu.com.br celebra 15 anos de história

Veja as fotos desta notícia no Flickr

Há 15 anos o Itu.com.br nascia com a proposta de exercer um jornalismo inédito na época, pautado pelo cidadão. Ao longo do tempo, o portal foi evoluindo junto à cidade e a tecnologia, e viu na força das mídias sociais uma aliada para se aproximar e informar ainda mais o seu leitor. Em tempos de notícias rápidas, buscou manter as informações precisas, sem perder o conteúdo de qualidade, expandindo suas publicações ao Facebook, Twitter, Flickr, YouTube e Instagram. Tudo para ficar ainda mais perto de você!

E acreditando sempre no Jornalismo 2.0, nunca deixou de oferecer espaço para opiniões diversas, com mais de 400 textos publicados no espaço “Opinião” e cerca de 290 colunistas, reunindo e discutindo temas diversos, do interior e do mundo. E além de notícias, o portal ainda apresenta um Guia comercial da cidade e uma agenda para você não perder nenhum evento, e encontrar diversos serviços.

Valorizar o melhor da cultura, turismo, esporte, entretenimento e outras áreas deste histórico município é a missão do Itu.com.br. E por isso cada ação, evento, personagem ou ideia que contemple esse objetivo ganha destaque por aqui. São anos de registros de uma história que só se completa com você, leitor!

Diariamente o portal convida a explorar o que acontece em Itu e também na região, conectando com ética e cidadania o leitor à boa informação, estimulando o turismo receptivo e promovendo a interatividade. Já são mais de 42.700 notícias publicadas até agora, além de mais de 1.700 prêmios sorteados. E novidades podem ser aguardadas para os próximos anos.

#itucombr15anos

Neste mês de julho, e por todo o fim deste ano, o itu.com.br convida você a celebrar o jornalismo virtual acessando, clicando, lendo, curtindo, compartilhando e ajudando a construir a história deste portal de notícias. Afinal, você faz parte destes 15 anos, e é com você e para você, que trabalhamos e almejamos um futuro ainda melhor.

Tire uma foto sozinho, com seu amor, ao lado dos amigos ou da família usando a hashtag #itucombr15anos e faça parte de um álbum especial do site no Facebook e no Flickr, porque você também faz parte desta história!

Muita história pra contar!

Desde os tempos mais remotos, os leitores já se sentiam parte da vida desse portal virtual. Além de ampliar o horizonte do jornalismo ao se conectar aos cidadãos, o Itu.com.br acreditou na força da Internet e realizou ações que na época eram visionárias.  Entre elas:

- Transmissão ao vivo na Internet de um Debate dos Prefeitos e da Câmara de Vereadores de Itu (2000)

- Criação da versão online do jornal centenário “A Federação” (2001), um dos primeiros jornais impressos de Itu a ter a sua versão online.

- Concurso Itubest por três anos consecutivos, premiando os melhores sites dos segmentos, com votação popular via Internet. (2001, 2002 e 2003)

- Criação do site ituzinho.com.br, voltado para crianças, que ficou no ar durante 2 anos.

- Criação do site www.agitu.com.br, voltado para o segmento da night e baladas. Ficou ativo de 2004 a 2007 e hoje ainda está no ar, embora desatualizado. Dê uma espiada!

- Participação por 3 anos consecutivos na Fenasoft, uma feira de grande porte, levando Itu para todo o Brasil.(2000, 2001 e 2002)

- Prêmio Conip de Cidadania (2001)

- Criação do evento E-commerce, realizado no Plaza Shopping Itu para emprendimentos comerciais.

- Evento Eleições 2.0, voltado para os políticos da região se familiarizarem com a importância da Internet nas próximas eleições (2008).

- Exposição Itudo de Bom, em 2009, que consolidou todas essas ações, aproximando o universo virtual do real, unindo iniciativas e pessoas.

- Evento Jornalismo 2.0, trazendo para Itu o futuro do jornalismo, com a presença de grandes nomes do mundo empresarial e da comunicação.

Jornalismo 2.0

Durante 15 anos, criou uma escola de jornalismo online, formando dezenas de profissionais nessa arte ainda tão nova para todos, que exige diariamente o desprendimento de desaprender para poder aprender.

O evento Jornalismo 2.0, realizado no final de 2008, consolidou essa prática e escancarou novos caminhos, registrando a Carta Digital e a nova forma de se fazer jornalismo, pautado pelo cidadão.

Municípios Digitais

O Itu.com.br integra um projeto maior, chamado Municípios Digitais, que tem sido levado para todo o Brasil em eventos de tecnologia, educação e web. Alan Dubner, idealizador do projeto, já levou a experiência do portal para eventos nacionais como a Fenasoft, Conip, Interop, Telexpo, Coninfo, Interchange, IT Midia, Eventos de Mídias Sociais, Cidade do Conhecimento e Cybercity, entre outros.

Com tempo e experiência, o projeto ganhou maturidade e se expandiu com a criação dos sites "irmãos" VivaSalto.com.br, PortoMaisFeliz.com.br e Indaiatubas.com.br.

Comentários