Cotidiano

Publicado: Segunda-feira, 7 de abril de 2014

Itu volta a ter racionamento de água mais intenso

Abastecimento acontecerá no período das 17 às 7 horas.

Crédito: Arquivo/Águas de Itu Itu volta a ter racionamento de água mais intenso
Em fevereiro a situação dos mananciais de Itu ficou crítica e o racionamento foi severo

A cidade de Itu volta a ter um racionamento mais intenso a partir desta segunda-feira, dia 7 de abril. De acordo com a concessionária Águas de Itu, a medida se deve à falta de chuva nos mananciais durante o mês de março e o alto consumo nesse período. A princípio o abastecimento acontecerá no período das 17 às 7 horas.

O abastecimento poderá ser ampliado se houver baixo consumo. A concessionária ressalta que a intensidade do racionamento estará sempre relacionada ao consumo e incidência de chuvas. Por isso, é importante que a população use a água de maneira racional, evitando o desperdício e contribuindo para o fim do racionamento.

Histórico

Ainda segundo a concessionária, Itu vem sofrendo – assim como todo o Estado de São Paulo – diante de uma estiagem histórica em que as chuvas no período de setembro a maio ficaram 40% a menos do que a média pluviométrica histórica, medida desde o ano de 1988, que é de 129 mm.

O primeiro racionamento em 2014 foi adotado no dia 5 de fevereiro, quando a situação se agravou. No Pirapitingui, região que mais sentiu a falta de água, o racionamento foi ainda mais severo. Dez dias após o racionamento ser adotado, um grupo de manifestantes protestou contra a situação do abastecimento em Itu.

Comentários