Cotidiano

Publicado: Quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Racionamento de água é adotado em Itu por conta da escassez de chuva

Fornecimento está interrompido das 20 às 4 horas.

Crédito: André Roedel/Itu.com.br Racionamento de água é adotado em Itu por conta da escassez de chuva
Racionamento se deve ao verão intenso e à menor média de chuva dos últimos 26 anos

A Águas de Itu adotou, com anuência da Prefeitura, o racionamento de água no município. Com isso, o fornecimento está interrompido das 20 às 4 horas desde quarta-feira, dia 5 de fevereiro. Segundo a concessionária, a ação se deve ao verão intenso e à menor média de chuva dos últimos 26 anos. O intuito também é recuperar os mananciais, que estão atuando com menos de 10% da sua capacidade.

A medida foi autorizada pela Prefeitura de Itu após a concessionária protocolar junto a Agência Reguladora dos Serviços Delegados (AR-Itu) um estudo comprovando a necessidade do rodízio no fornecimento. Ainda de acordo com a empresa, a região mais afetada foi a de São Miguel, responsável por alimentar a Estação de Tratamento de Água do Pirapitingui, que secou completamente.

Com a baixa dos mananciais não há água para ser tratada e distribuída pelas Estações de Tratamento, por isso há a necessidade de realizar o rodízio para cessar o consumo e conseguir recuperar o nível dos mananciais nos próximos 20 dias. A Águas de Itu ainda informa que é essencial que a população utilize a água da melhor forma possível, evitando desperdícios e gastos desnecessários.

Aulas canceladas

A falta d’água fez com que as aulas do Instituto Cidade Nova, entidade social que oferece cursos para os moradores daquela região, fossem suspensas por tempo indeterminado. De acordo com nota, as caixas d’água do local estão vazias, impossibilitando o funcionamento.

Comentários