Cotidiano

Publicado: Quarta-feira, 25 de junho de 2014

'Garimpeiro' de obras de Aleijadinho morre em Itu

Marcelo Coimbra deixa grande acervo barroco em seu ateliê.

Crédito: Arquivo/Estadão 'Garimpeiro' de obras de Aleijadinho morre em Itu
O restaurador Marcelo Coimbra faleceu aos 57 anos

O restaurador José Marcelo de Souza Galvão, mais conhecido como Marcelo Coimbra, morreu aos 57 anos na noite deste domingo, dia 22 de junho, em Itu. Ele era conhecido “garimpeiro” de obras do escultor mineiro Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. O sepultamento aconteceu no dia seguinte ao falecimento, no cemitério municipal.

A alcunha foi conquistada por Marcelo Coimbra por conta das várias obras de Aleijadinho que ele encontrou. Uma delas, em 2003, foi uma imagem de São Sebastião, que estava em um antiquário em Belo Horizonte. Outra peça foi uma imagem de Jesus Cristo crucificado, encontrado no acervo de um colecionador mineiro.

Marcelo Coimbra foi coautor de “O Aleijadinho – Catálogo Geral da Obra”, inventário lançado em 2012 que conta com 486 trabalhos do escultor. Além disso, o ituano também foi curador de várias exposições com obras de Aleijadinho e outros grandes nomes do barroco nacional.

O restaurador possuía em seu ateliê um grande acervo de esculturas e pinturas do período barroco, inclusive algumas que são atribuídas ao mestre mineiro. O destino destas obras ainda será decidido pela família de Marcelo Coimbra.

Com informações do Estadão.

Comentários