Publicado: Segunda-feira, 1 de setembro de 2003
Restaurador de Itu descobre obra de Aleijadinho
Restaurador de Itu descobre obra de Aleijadinho

"É sem dúvida uma obra da primeira fase do artista, entre 1760 e 1774", afirma. O restaurador, que ajudou a montar as exposições do acervo de obras do artista pertencente ao colecionador Renato de Almeida Whitaker, em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, há dois anos, compara o São Sebastião com outras peças de Aleijadinho, como um Anjo Tocheiro, exposto no Museu da Inconfidência, em Ouro Preto (MG). E lembra que o santeiro barroco imprimia um estilo polêmico em muitas de suas esculturas, a exemplo do que ocorre com o São Sebastião. "A figura mostra um jovem vigoroso, mas de feições delicadas, mãos femininas e que, apesar do corpo atlético, apresenta um busto que lembra seios de mulher." A imagem representa o santo em pé, amarrado a uma árvore, com um pano atado na cintura, recebendo várias flechas que perfuram seu corpo. "Os cabelos tem as mechinhas em vírgulas sobre a testa e mechas separadas sobre o ombro direito, igual às imagens de Cristo Crucificado que estão no Museu Aleijadinho, também em Ouro Preto", descreve.
Detalhes do queixo, da boca entreaberta com dentes à mostra, o pano molhado por entre as pernas e esvoaçando, o ventre contraído, com a musculatura à mostra também são características do artista, segundo ele. Lima pediu pareceres a vários especialistas e todos consideraram muito grande a possibilidade de ser um Aleijadinho. Por essa razão, ele vai solicitar o estudo de atribuição ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A emissão do laudo pode levar vários meses. Caso seja confirmada a autoria, ele pretende expor a escultura ao público, em Itu.
José Maria Tomazela
fonte: estadão.com.br - 29 de agosto
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