Economia & Negócios

Publicado: Quarta-feira, 30 de março de 2016

Vendas online de passagens de ônibus crescem 29% no feriado de Páscoa

Aumento ocorreu em todos os estados do Sudeste.

O feriado de Páscoa levou um grande número de pessoas a lotarem as rodoviárias de todo o país. Segundo levantamento da ClickBus, líder em vendas online de passagens de ônibus, o número de bilhetes comprados pela internet, site ou celular, para viajar de ônibus neste feriado foi 29% maior do que as vendas online efetuadas na mesma época do ano passado em todos os estados do Sudeste. Nacionalmente, este crescimento foi de 100%.

Neste feriado, os destinos mais visitados na região por turistas que viajaram de ônibus e compraram suas passagens na plataforma de vendas online foram: Rio de Janeiro e São Paulo (cada uma das cidades responsável por 22% de todas as vendas no Sudeste), seguidos por Belo Horizonte (6%), Campinas (4%) e Juiz de Fora (2%). Já as cidades de onde as pessoas mais saíram rumo a outros locais foram: Rio de Janeiro (29%), São Paulo (26%), Belo Horizonte (5%), Campinas (4%) e Santos (2%).

A data em que as pessoas mais viajaram de ônibus em todo o Brasil foi o dia 27 de março (domingo), gastando, em média, R$ 152,47. No Sudeste, as pessoas também embarcaram mais no domingo, dia 27, mas gastaram, na média, um pouco mais que o restante dos brasileiros: R$ 159,49.

Cada vez mais, o brasileiro tem incluído o ônibus em seu plano de viagens, de acordo com os últimos boletins “Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem”, realizado mensalmente pelo Ministério do Turismo (MTur), para identificar a intenção de viagem para os próximos seis meses. O levantamento de fevereiro, o mais recente realizado, mostra que a intenção de viajar de ônibus nos próximos meses é de 14,1%, com aumento de 18,5% em relação ao mês anterior, quando este índice era de 11,9% e na comparação com o mesmo período de 2015, quando a intenção era de 12,6%.

As viagens domésticas também vêm ganhando força, de acordo com o MTur. Em fevereiro, a intenção de conhecer outros locais dentro do próprio país era de 76,3%, superando os 73,2% do ano anterior.

A alta da inflação e o aumento da taxa de câmbio de moedas estrangeiras não influencia a passagem rodoviária já que o preço é regulamentado e não sofre alteração por conta da alta demanda. Como consequência, isso beneficia o setor rodoviário, já que o preço do setor aéreo, por exemplo, flutua em épocas de feriados.

“Na Páscoa, além do aumento de buscas que sempre acontece em feriados, percebemos uma nova tendência: da antecipação de compra das passagens rodoviárias. O cenário macroeconômico e a preferência por viagens de ônibus estão impulsionando o hábito da compra online, com antecedência e planejamento, pois os passageiros sabem que precisam garantir seus assentos em momentos de alta demanda”, afirma Cesário Martins, co-CEO e co-fundador da ClickBus.

Comentários