Economia & Negócios

Publicado: Sexta-feira, 9 de junho de 2017

Nova lei de ocupação do solo favorece aquecimento econômico de Itu

O projeto do Executivo depende agora de aprovação na Câmara

Crédito: Valdyr Daldon /Prefeitura de Itu Nova lei de ocupação do solo favorece aquecimento econômico de Itu
Prefeito Guilherme Gazzola reunido com parte da equipe responsável pela elaboração do projeto de lei

Um projeto de lei de autoria do Poder Executivo de Itu deverá reaquecer as atividades comercial e industrial da cidade, assim como incentivar o estabelecimento formal de prestadores de serviços. Estes são alguns dos reflexos pretendidos com a aprovação da lei, que estabelece normas complementares ao Plano Diretor da cidade e dispõe sobre o ordenamento e ocupação do solo. A proposta já tramita na Câmara e depende apenas dos vereadores para ser aprovada.
       
De acordo com a exposição de motivos, encaminhada pelo prefeito Guilherme Gazzola ao Legislativo Municipal, há a intenção de “uma melhor distribuição das atividades”. Ainda segundo o prefeito, deve-se “preservar a água e os recursos naturais, estimular a mobilidade urbana, promover o crescimento urbano orientado e sustentável”. “A criação de uma cidade mais compacta, inteligente e sustentável”, resume a justificativa.
       
O projeto busca atender as reais necessidades do município, adequando o zoneamento e propondo uma reorganização que favoreça a criação de corredores comerciais, áreas industriais, além da liberação de novas atividades no município. Ao mesmo tempo, a nova norma segue todas as exigências ambientais e de preservação histórica. “Esta é uma importante medida que a administração está tomando para o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda”, comenta o secretário municipal de Planejamento, Plínio Bernardes.
       
O novo conteúdo deverá substituir a lei complementar nº 02/2010, que é objeto de uma ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade), que tem entre as alegações a falta de participação popular em sua elaboração. Diferente disso, o projeto de lei em discussão agora foi gerado atendendo alguns pontos urgentes para o desenvolvimento da cidade, expostos em sete audiências públicas realizadas ao longo do mês de maio. De acordo com a diretora da Secretaria de Planejamento, Célia Caiado, “este é o reinício do processo de planejamento urbano em Itu, com participação democrática”.

Comentários