Economia & Negócios

Publicado: Segunda-feira, 1 de março de 2010

Jornalistas da Web completa 10 anos de existência

E-book comemorativo mostra a evolução do meio online.

Jornalistas da Web completa 10 anos de existência
Atualmente, o Jornalistas da Web é referência em jornalismo online em todo o Brasil

O site Jornalistas da Web (JW) completou neste domingo (28/2) dez anos de existência. Criado pelo jornalista e empreendedor Mario Lima Cavalcanti, o site nasceu no dia 28 de fevereiro de 2000, em conjunto com a lista de discussão homônima, com o objetivo de cobrir e debater o cenário de jornalismo digital e de novas mídias.

“Na época, fiz uma pesquisa informal com alguns jornalistas e muitos acharam que um site com foco no jornalismo digital seria segmentado demais. Diziam que eu deveria abordar outras áreas, como televisão, rádio e jornal, assuntos que todos os sites de comunicação já faziam naquele tempo. Mas a decisão de apostar nesse segmento estava bem fundamentada, ligada à proposta de difundir a prática do jornalismo digital”, conta Mario.

Em 2008, o JW foi parceiro do itu.com.br no evento Jornalismo 2.0, divulgando em tempo real pelo twitter os principais temas abordados durante o dia.

Atualmente, o Jornalistas da Web é referência em jornalismo online em todo o Brasil.

E-Book conta parte da trajetória do veículo

Como parte das comemorações, o JW lançou um e-book que conta a história do veículo e traz textos de jornalistas e pesquisadores do meio online que testemunharam a trajetória da publicação. Uma linha do tempo mostrando acontecimentos importantes do meio nos últimos dez anos também figura no material.

“Tivemos a ideia de criar um documento que pudesse mostrar um pouco do trabalho que foi feito nestes dez anos. Decidi convidar alguns profissionais da área que admiro para contarem o que o JW representa para eles. A linha do tempo também é sensacional, faz a gente perceber a evolução do campo e também mudanças de paradigmas. Quanto ao formato, optamos pelo PDF porque ele pode ser lido no computador, no celular, nos e-readers, além de poder ser impresso e facilmente compartilhado online - explica Cavalcanti.

O e-book comemorativo de dez anos do Jornalistas da Web pode ser baixado gratuitamente em www.jornalistasdaweb.com.br/10anos.

Comentários