Economia & Negócios

Publicado: Sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Fórum "Do Campo ao Consumidor" será realizado em Itu

Evento acontece na Fazenda e Camping das Pedras.

Fórum "Do Campo ao Consumidor" será realizado em Itu
O evento permitirá a transferência de conhecimento aos micro e pequenos produtores rurais paulistas

Uma parceria entre o Sebrae-SP e o sistema Faesp/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) permitirá a transferência de conhecimento aos micro e pequenos produtores rurais paulistas. Em Itu, o evento será realizado no dia 25 de novembro (terça-feira), às 14 horas, na Fazenda e Camping das Pedras.

O Programa do Campo ao Consumidor começará a ser desenvolvido a partir de novembro com a realização de fóruns e cursos em parceria com os sindicatos rurais e escritórios regionais do Sebrae-SP. A inscrição é gratuita e pode ser feita diretamente no Sindicato Rural de Itu pelo telefone (11) 4013-4448 ou no escritório do Sebrae-SP, cujo telefone é o (15) 3224-4342.

“Em todo o Estado foram escolhidos 60 sindicatos rurais e da nossa região os municípios de Itapetininga, Itu, Sorocaba, Cerquilho e Tatuí foram contemplados. Estão programados a realização de três fóruns em cada sindicato, sendo um neste ano e outros dois no primeiro e segundo semestres de 2015, atendendo produtores rurais portadores de CNPJ, inscrição de produtor rural ou DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf)”, explica Carlos Alberto de Freitas, gerente regional do Sebrae-SP.

O objetivo do Programa do Campo ao Consumidor consiste em promover conhecimento e qualificação sobre temas de mercado que afetam à competitividade dos pequenos produtores, auxiliando-os a superar as dificuldades encontradas para o escoamento e comercialização de seus produtos.

Os fóruns abordarão os assuntos específicos de mercados, além da distribuição de cartilhas técnicas sobre temas como canais de distribuição, legalização, vendas conjuntas, certificação, agregação de valor aos produtos e também sobre como participar de vendas governamentais.

Esses eventos serão de ordem técnica para atender às necessidades dos produtores rurais das cadeias produtivas, dando ênfase na economia regional: apicultura, olericultura, pecuária de leite, fruticultura e cana-de-açúcar.

Programação

A abertura da primeira etapa de fóruns acontecerá em Itapetininga, no dia 19 de novembro. Na sequência, os eventos acontecerão em Itu (25/11); Sorocaba (26/11); Cerquilho (28/11) e Tatuí (5/12). Durante o evento em Itu estão programadas as palestras explicando os objetivos e a metodologia do projeto, além de abordar o tema “produtos agroindustriais como forma de agregação de valor”, finalizando com um debate entre os participantes.

Sobre a Faesp/Senar

A Faesp é a representante legal dos produtores rurais, em que está inserido o Senar. É uma associação sindical constituída para fins de estudo, coordenação, proteção e representação legal da categoria econômica rural, inspirando-se na solidariedade social, na livre iniciativa, no direito de propriedade, na economia de mercado e nos interesses do País.

Serviço:
Fórum “Do Campo ao Consumidor”
Data: 25 de novembro
Horário: das 14h às 17h30
Local: Fazenda e Camping das Pedras
Endereço: Rodovia D. Gabriel Paulino Couto, km 98 – Itu-SP
Informações: (11) 4013-4448 ou (15) 3224-4342

Comentários