Economia & Negócios

Publicado: Quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Comemorações dos 60 anos da ACII começam com debate sobre a crise

Evento ocorreu no auditório do Temec.

Crédito: Juca Ferreira Comemorações dos 60 anos da ACII começam com debate sobre a crise
Irineu Toledo, mediador do debate Sobrevivência na Crise (ao centro), ladeado por Helbio Silva, Adelino Castro, Fátima Turci, Rafaello Lorenzon, Geraldo Gonçalves Júnior e Edson Goulart

Mais de 200 empresários e gestores de negócio tomaram o auditório do Teatro Maestro Eleazar de Carvalho (Temec), no dia 2 de agosto, para ouvir especialistas e participar das discussões sobre a Sobrevivência na Crise, tema do primeiro Encontro ACII. O evento foi promovido pela Associação Comercial e Industrial de Itu e marcou o início das comemorações dos 60 anos da entidade, exatamente na data de seu aniversário.

A abertura, feita pela Orquestra Filarmônica de Itu/Assatemec, encantou os presentes ao interpretar o Hino Nacional Brasileiro, sob a regência do maestro Davi Marangoni. Foi um presente da Assatemec em gratidão pelo evento, que arrecadou fundos para a entidade. A Assatemec é uma ONG que ministra aulas de música instrumental visando à formação musical erudita profissional para crianças e adolescentes de baixa renda. Fundada há 17 anos, a entidade sobrevive através de vários eventos, incluindo apresentações musicais, jantares, bingo, bazar da pechincha, padrinhos, contribuições dos simpatizantes da causa, etc.. Desde sua fundação, dezenas de alunos concluíram o curso de música nas faculdades da USP e UNICAMP e já são músicos profissionais e outras dezenas estão cursando as faculdades ou frequentando o Conservatório de Tatuí, referência nacional no mundo musical. Atualmente conta com 100 alunos que iniciam o curso na idade de 7 a 14 anos.

O presidente da ACII, Rafaello Lorenzon, foi o primeiro a discursar, abrindo oficialmente os trabalhos. Em sua abordagem, enfatizou a energia positiva que paira sobre todo o cenário em que a associação está inserida, referindo-se aos sinais de retomada econômica do país e o claro esforço da administração municipal em fomentar os negócios na cidade. A essência do discurso de Rafaello foi continuada pelo prefeito de Itu, Guilherme Gazzola, em seu pronunciamento. Gazzola reforçou o conceito e associou a iniciativa da ACII com o resgate do orgulho ituano.

Os trabalhos começaram efetivamente com a palestra Marketing de Sobrevivência, proferida pelo consultor Edson Goulart, que doou exemplares de seu livro Marketing Sem Cera para auxiliar na arrecadação dos recursos para a Assatemec. Logo depois, Irineu Toledo conduziu um debate com a premiada jornalista Fátima Turci, o secretário de Cultura de Itu, Geraldo Gonçalves Júnior, o diretor de Desenvolvimento Empresarial e Apoio ao Emprego, Adelino Castro, e o Premier Partner do Google, Helbio Silva, além de Rafaello e Goulart.

"Atingimos todos os nossos objetivos", afirmou o presidente da ACII. "Arrecadamos R$5 mil para a Assatemec, reunimos boa parte de nossos associados, a palestra e o debate foram excepcionais e conseguimos abrir com chave de ouro as comemorações do nosso aniversário". Rafaello acrescentou que todos os eventos programados para seus associados nesse 60º ano da ACII têm como base temática o diamante. "Estamos conduzindo tudo como sendo nossas Bodas de Diamante, em alusão à nossa união com o empresariado e a comunidade ituana".

Comentários