Economia & Negócios

Publicado: Terça-feira, 17 de maio de 2016

Associação Comercial de SP aponta queda de 17,2% nas vendas em maio

Dado foi divulgado com base na primeira quinzena do mês.

O Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) registrou uma queda média de 17,2% no movimento de vendas no varejo da capital paulista na primeira quinzena de maio, frente ao mesmo período de 2015.

Separadamente, as comercializações a prazo tiveram retração de 15,7% ao passo que as vendas caíram 18,7%. Para o presidente da ACSP, Alencar Burti, esse recuos decorrem dos fatores macroeconômicos e, também, do período analisado, que coincidiu com a intensificação da crise político-institucional e o aumento da insegurança, acarretando no afastamento de Dilma Rousseff. "Com a chegada do novo governo, não se espera nenhuma reação imediata do varejo, mas é possível que, passado o calor do momento, a economia se acalme um pouco e a queda nas vendas passem a ser menores", projeta o presidente da ACSP.

Dia das Mães

Frente à primeira quinzena de abril deste ano, os resultados do varejo paulistano na primeira quinzena de maio apresentaram saldos positivos. O Balanço da ACSP apontou altas de 1,1% nas vendas a prazo e de 38,5% nas vendas à vista. Na média, a elevação foi de 19,8%.

O bom desempenho se deve ao "Dia das Mães", que impulsionou o comércio no início de maio, embora os resultados tenham ficado abaixo da média dos últimos três anos.

A alta superior dos itens à vista pode ser explicada pela preferência dos consumidores por dar presentes de menor valor, comprados à vista, como roupas e calçados da moda outono-inverno, impulsionados pela queda brusca na temperatura.

"As vendas de móveis e eletrodomésticos, comprados a prazo, foram quase insignificantes nessa primeira quinzena. A maioria das mães recebeu produtos pessoais como flores e itens de vestuário", comenta Burti, que também preside a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

O Balanço de Vendas é elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da ACSP com base em amostra da Boa Vista Serviços. 

Comentários