Cotidiano

Publicado: Sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Visita presidencial de Michel Temer marca história de Itu

Cidade recebeu pela primeira vez um presidente em exercício.

Crédito: Juca Ferreira Visita presidencial de Michel Temer marca história de Itu
Michel Temer, prefeito Guilherme Gazzola e o presidente da Câmara de Vereadores, José Galvão

“Berço da República”, palco de grandes decisões políticas que modificaram a história do país, Itu recebeu uma visita que ficará marcada na biografia dessa terra grandiosa. Pela primeira vez, um presidente transferiu a capital do Brasil para o município.

Michel Temer esteve aqui nesse feriado da Proclamação da República e utilizou o gabinete do prefeito Guilherme Gazzola para os despachos do dia. Também participou da entrega do título de Cidadão Ituano ao seu amigo pessoal, o advogado e administrador José Eduardo Bandeira Mello. A solenidade ocorreu no auditório da Prefeitura de Itu e reuniu diversas autoridades municipais, estaduais e federais.

Temer, lecionou em Itu por quase 20 anos e já voltou à cidade diversas vezes quando em outros cargos políticos. No entanto, essa foi a primeira como chefe de Estado e chefe de governo. "É o primeiro presidente no exercício do cargo a visitar Itu", conta o historiador Jonas Soares Souza que relembra que uma das passagens do político pelo município ocorreu em 2013, na comemoração dos 140 anos da Convenção Republicana de 1873, quando ainda na qualidade de vice-presidente.

Itu já teve um representante na presidência da república por 4 anos. Prudente José de Morais Barros comandou o país de 15 de novembro de 1894 até 15 de novembro de 1898. Foi o primeiro presidente a ser eleito diretamente e o primeiro presidente civil do Brasil. Mas apesar de ter nascido aqui, não há registro de sua visita à cidade durante seu mandato.

Outro político que possui estreita ligação com Itu é Washington Luis, que assumiu a presidência da República em 15 de novembro de 1926, a qual governou até 1930, quando foi deposto por Getúlio Vargas. Casado com Sophia P. Barros Pereira de Sousa, de família ituana, há registro de sua estada nessa terra em várias ocasiões, no entanto, nenhuma enquanto presidente.

Comentários