Cotidiano

Publicado: Quinta-feira, 18 de abril de 2013

Vice-presidente visita Itu e prestigia início da Semana da Convenção

Michel Temer terá gabinete na cidade uma vez por ano.

Crédito: André Roedel - www.itu.com.br Vice-presidente visita Itu e prestigia início da Semana da Convenção
Michel Temer visitou as dependências do Museu Republicano e também a Casa do Barão do Itaim, onde atendeu a imprensa

Veja as fotos desta notícia no Flickr

O vice-presidente da República, Michel Temer, esteve em Itu na manhã de 18 de abril. A visita se deve às comemorações da Semana da Convenção. Na oportunidade, Temer aceitou um convite das autoridades ituanas para que, uma vez por ano, seu gabinete seja transferido para a cidade, como acontece todo dia 21 de abril, quando a Presidência da República se transfere para Ouro Preto (MG) em homenagem à memória de Tiradentes.

“Aceito com muito prazer, pra mim é uma honra”, disse o vice-presidente. “Eu vivi quase vinte anos em Itu. Dei aulas durante anos, fui diretor da faculdade, e sou de Tietê, próxima aqui de Itu”, explicou Michel Temer, que passará a despachar diretamente de nossa cidade todos os dias 18 de abril, data que marca o aniversário da Convenção Republicana.

Michel Temer ficou cerca de uma hora na cidade. Ele visitou as instalações do Museu Republicano, acompanhado do prefeito Antonio Tuíze e do reitor da Universidade de São Paulo (USP), João Grandino Rodas, e também o Centro de Estudos do museu, a Casa do Barão de Itaim. Lá, ele atendeu à imprensa e comentou sobre diversos temas, inclusive sobre a questão da redução da maioridade penal, que voltou à tona após a morte do jovem estudante Victor Hugo Deppman.

“A redução, pura e simplesmente, não resolve”, disse. Temer comentou também que teve uma conversa com o governador Geraldo Alckmin, que sugeriu ampliar a reclusão do menor infrator de três para oito anos e, quando ele completasse 18 anos, cumpriria a pena em uma instituição ainda ligada à Casa da Criança e do Adolescente. “As pessoas hoje têm um absoluto desapreço pela vida”, comentou, perguntado sobre a questão da segurança.

O vice-presidente também falou da inflação e quais são as medidas que o Governo Federal está tomando para controlá-la. “Nós estamos trabalhando. Tivemos um pequeno aumento dos juros (Selic), de 0,25%. Há uma preocupação, mas não é uma preocupação que possa impedir o desenvolvimento do País”, explicou a autoridade.

Ao final da visita, ele recebeu no salão principal da Casa do Barão diversas autoridade de Itu e região e agradeceu a calorosa recepção. “Eu devo a minha vida pública a esta região, e se eu cheguei à vice-presidência da República foi porque a ‘República de Itu’ e a ‘República de Tietê’ me permitiram que assim eu chegasse”, disse.

Comentários