Economia & Negócios

Publicado: Quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Acessos à Internet aumentaram 19,1% em outubro

A média dos brasileiros foi de 24 horas e 40 minutos online.

Atualmente cerca de 36,3 milhões de pessoas possuem acesso à Internet. No mês de outubro, de acordo com um relatório produzido pelo IBOPE/NetRatings, houve um aumento de 19,1% nos acessos em relação ao mesmo período de 2007, totalizando 24,4 milhões de pessoas que acessaram a Internet em outubro.

Os sites de relacionamentos lideram a lista dos mais acessados. O estudo revela que 34,5% do tempo de navegação dos computadores domésticos é gasto em páginas de redes sociais como Orkut, MySpace e Facebook, além de blogs, fóruns e outras páginas que compõem o grupo dos chamados "sites de relacionamentos". Este assunto foi amplamente discutido no evento Jornalismo 2.0, que ocorreu em Itu no dia 28 de Novembro.

A média de horas de navegação individual dos brasileiros no mês de outubro também foi líder, com a marca de 24 horas e 40 minutos, 4,7% maior que a média de setembro e 6,4% maior se comparada ao mesmo período do ano passado.

Os países que mais se aproximaram do Brasil em tempo individual de navegação foram a França, que chegou a 23 horas e 10 minutos, e o Reino Unido, que ficou com 23 horas e 4 minutos.

As razões para o crescimento

As categorias que mais cresceram percentualmente no mês de outubro em relação a setembro foram “Ocasiões Especiais”, que aumentou 4,2%, e “Finanças e Investimentos”, que evoluiu 3,5%.
Graças à crise financeira, a subcategoria de sites de notícias e informações sobre economia e finanças chegou a 11,6 milhões de usuários únicos. O crescimento foi de 12,4% desde setembro e de 23,8% desde agosto.

Os usuários de sites de notícias e informações financeiras também têm consumido mais intensamente esses conteúdos. De uma média em torno de 20 páginas ao mês, cada usuário abriu 123 páginas em outubro.
 
O uso dos sites de notícias em geral também cresceu em outubro, por causa da procura por informações sobre os resultados das eleições municipais. A audiência única da subcategoria ‘Eventos Correntes e Notícias Globais’ passou de 12,8 milhões em setembro para 13,5 milhões em outubro. A quantidade de páginas consumidas por usuário desse grupo de sites aumentou de 29 páginas em setembro para 37 em outubro.

No período de doze meses, entre outubro de 2007 e outubro de
2008, a categoria ‘Viagens e Turismo’, com expansão de 33,4%, continuou a registrar o maior percentual de aumento, seguida por ‘Automotivo’, com 26,9%, ‘Notícias e Informações’, com 25,7%, e ‘Finanças e Investimentos’, que cresceu 24,2%.

O total de pessoas de 16 anos ou mais de idade com acesso em todos os ambientes (residências, trabalho, escolas, lan-houses, bibliotecas, telecentros), que havia sido de 42 milhões no segundo trimestre, subiu para 43,1 milhões no terceiro trimestre de 2008.

>> Leia também:
Web para todos, por Deborah Dubner
Comentários