Turismo

Publicado: Quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Férias de janeiro: visite Itu e conheça os encantos do interior

Confira opções de passeios no campo e na cidade!

Crédito: Divulgação/Fazenda Cana Verde Férias de janeiro: visite Itu e conheça os encantos do interior
Linda paisagem da piscina da Fazenda Cana Verde

A época é propícia para uma viagem inesquecível com direito a muito lazer, boa comida e lindos cenários para registrar. Por isso nestas férias de janeiro, convidamos você para visitar Itu e conhecer todo o encanto do interior paulista em uma cidade exageradamente histórica. Seja em meio à natureza no campo ou ao agito da cidade, os turistas têm diversas opções de passeios com atrações para todas as idades.

E para você ficar despreocupado, Itu também oferece um verdadeiro parque de diversões para o seu cãozinho. Ele ficará muito bem acomodado no Clube de Cãompo, com toda a estrutura e atividades pensadas exatamente para oferecer conforto e diversão para ele. Leia mais: www.itu.com.br/clubedecaompo

Veja quantas opções você tem para escolher:

Campings e Fazendas – O Turismo Rural é famoso em Itu e fará você voltar para as raízes, para um sentimento de ancestralidade. Natureza, culinária e uma hospitalidade dos tempos dos nossos avôs. Há varias opções para realizar seus desejos e sonhos de relaxar e viver memoráveis momentos.

Centro Histórico – Num espaço curto de caminhada você vai reviver a história do Brasil através dos prédios históricos e museus, os famosos Lembranções que farão sucesso como presentinhos na volta, restaurantes, lanchonetes e sorveterias bem agradáveis, praças integradas ao meio urbano e as lojinhas típicas do interior.

Parques e Áreas Verdes – Itu tem muitos parques para fazer picnic, caminhar, andar de bicicleta, fazer exercícios em equipamentos de ginástica, ganhar mudas, ler e aprender sobre compostagem, plantio e outros assuntos sustentáveis.

Gastronomia – Os turistas encontram opções para todos os gostos, desde saborosas receitas do interior com pratos da culinária paulista, até opções requintadas e internacionais.

Férias de janeiro: visite Itu e conheça os encantos do interior

> TURISMO RURAL: CAMPINGS E FAZENDAS

Camping Cabreúva
O Camping Cabreúva possui um verde exuberante, com uma ampla estrutura contendo tudo para um bom divertimento junto a natureza. O local é ótimo para para fugir do estresse do dia a dia e oferece monitores de recreação. Os visitantes contam com esportes de aventura, parque aquático com toboáguas, parque infantil, trenzinho, trilhas, lagos, cachoeiras, mirante, quadras e outras atrações semanais.

Camping Casarão
O Camping Casarão promove inúmeras atividades durante todo o ano: Day Camping, Rapel, Trecking, Trilhas, Roteiros Pedagógicos, Temporada de Férias e muito mais. O Camping é o local ideal para momentos de diversão e de lazer, com uma excelente estrutura que inclui piscinas, quadras, campo de futebol, salão de jogos e outros.

Camping do Alemão
O Camping do Alemão dispõe de completa infraestrutura com piscinas naturais e artificiais, toboáguas, cachoeira, saunas, quadras, restaurante, lanchonete e uma completa área de campismo, proporcionando um contato direto com a natureza em uma enorme área de lazer com tranquilidade para você relaxar e se divertir.

Camping e Fazenda Paineiras
No Camping e Fazenda Paineiras você desfruta do verde da natureza com conforto e alegria, em um ambiente familiar. Trilhas pela mata, lagos de pesca, restaurante, trenzinho, piscinas e quadras fazem parte deste atrativo.

Chácara Felicidade
Em ambiente aconchegante e confortável, a Chácara Felicidade recebe com muito carinho os seus hóspedes. A chácara conta com café colonial, piscina climatizada, campo de futebol e vôlei de areia, salão de jogos e outras atrações. É um local rodeado de verde, onde é possível descansar e fazer amigos.

Fazenda Cana Verde
Na Fazenda Cana Verde não existe luxo nem sofisticação, e sim a simplicidade e o aconchego das coisas singelas do campo. Jogo de Polo, cavalgada, trilhas para caminhada, caiaques, cachoeira, piscina natural, visitas, campo de futebol e piscinas são as principais atrações do local.

Fazenda Capoava
Na Fazenda Capoava há passeios ao ar livre, trilhas, atividades esportivas, massagens e muito mais. Inserida no programa Roteiros de Charme, esta fazenda histórica reúne o charme do passado com o conforto dos dias de hoje. É um dos principais destinos para quem busca interação com a natureza, história e uma boa culinária brasileira.

Fazenda e Camping das Pedras
Na Fazenda e Camping das Pedras você pode viver bons momentos em família ou com os amigos. Espaço reservado ao contato com a natureza, tranquilidade e diversão! Piscinas, quadras, passeios à cavalo, charrete e trenzinho são atrações. A hospedagem e a gastronomia, referências na região.

Fazenda do Chocolate
Deliciosa fazenda tricentenária, a Fazenda do Chocolate oferece contato com a natureza e os costumes do campo. O lugar é ótimo para passar o dia com a família. Os visitantes contam com cavalgadas, mini-zoológico, lagos ornamentais com carpas gigantes, playground, roteiros culturais e gastronômicos, além de passeios de pônei e a possibilidade de alimentar os animais na mão.

Férias de janeiro: visite Itu e conheça os encantos do interior

> CENTRO HISTÓRICO

Exageros
A Praça da Matriz abriga os exageros de Itu: um orelhão, um semáforo e muuuuitos gigantões. O Orelhão de Itu é um requisitado ponto turístico e um dos responsáveis pela fama da "cidade onde tudo é grande". Foi cedido pelo ex-ministro das Comunicações, Higino Corsetti, e instalado pela Companhia Telefônica Telesp. Veja mais!

Igrejas de Itu
Considerada a “Roma brasileira”, Itu está repleta de igrejas, religiosidade e beleza arquitetônica. Os mais de 50 templos, espalhados pelas zonas rural e urbana da cidade, possuem obras de arte de grandes nomes de pintores e escultores, como Almeida Júnior e Antonio Francisco Lisboa (Aleijadinho). Saiba mais!

Monumentos históricos
Visitar Itu é como voltar no tempo e reviver momentos que marcaram a história do Brasil. O município possui diversos monumentos históricos preservados, que ajudam a contar uma narrativa rica em detalhes, sobre os costumes, o trabalho e o desenvolvimento desta importante cidade. Leia mais!

Museu da Energia
O Museu da Energia de Itu está instalado em um sobrado construído em 1847 e situado no centro histórico da cidade. Nas suas salas o visitante faz uma viagem no tempo, conhecendo a forma como o cotidiano das pessoas mudou junto com a chegada da energia das antigas lamparinas que queimavam óleo até os eletrodomésticos lançados em meados do século XX, a exposição abrange mais de cem anos de história.

Museu da Música
Criado em 2007 o Museu da Música – Itu é uma instituição de guarda e pesquisa de referenciais sobre a produção e reprodução da música em Itu. É mantido pelo Instituto Cultural de Itu. O espaço conta com mostras virtuais e um rico acervo composto por conjuntos documentais de compositores, instrumentistas de Itu e instituições da cidade.

Museu Republicano
O Museu Republicano "Convenção de Itu" foi construído em meados do século XIX e guarda em seu interior um rico acervo de fotos, documentos, objetos e obras de arte, que são a memória do Partido Paulista Republicano. Ao entrar no antigo Solar de Carlos Vasconcelos de Almeida Prado, você será transportado para o passado e esta sensação vai continuar em cada sala que entrar e a cada objeto que contemplar.

O Gigantão
Na loja O Gigantão a diversão e o bom humor são garantidos, já que tudo por lá tem um tamanho exagerado. A escolha é difícil, tem borracha, lápis, caneta, chapéu, chupeta, prendedor, cotonete, martelo, óculos e outros produtos bem grandes. Vale a pena conhecer e levar pra casa uma lembrança inusitada de Itu!

Praças de Itu
As praças do Centro Histórico de Itu são charmosas e oferecem boas opções de lazer em dias de sol. Além da linda paisagem, cercada de natureza, elas também ajudam a contar a história da cidade em seus ricos detalhes. Vale um passeio com toda a família! Saiba mais!

Férias de janeiro: visite Itu e conheça os encantos do interior

> PARQUES E ÁREAS VERDES

Bosque Alceu Geribello
Em pleno Bairro Brasil, próximo do Centro de Itu, existe um verdadeiro oásis verde. Trata-se do charmoso Bosque Alceu Geribello, que é também um Centro de Educação Ambiental, destinado a todas as pessoas que querem aprender sobre natureza, qualidade de vida e sustentabilidade. Saiba mais!

Estrada Parque
A Estrada Parque é ladeada de floresta, embelezada por ipês e jequitibás centenários. Passear pelo local oferece momentos de relaxamento em meio a natureza. O caminho ainda leva o visitante ao encontro de fazendas, campings e restaurantes, além da Gruta da Glória e da antiga usina hidroelétrica. Um passeio encantador!

Parque Cidade da Criança
A Cidade da Criança é um “playground” criativo, mantido pela prefeitura, indicado para crianças até 10 anos. Brinquedos de girar, casinhas imitando uma pequena cidade, gira-gira e um muro que parece um castelo fazem parte da estrutura e garantem uma tarde gostosa de diversão.

Parque Ecológico Chico Mendes
O Parque Ecológico Chico Mendes, no bairro Cidade Nova, tem área de 242 mil m² e inclui pista de caminhada, quadras esportivas, área para ginástica, sede administrativa, trilhas, playground, áreas de lazer, jogos ecológicos e descanso. É aberto todos os dias e fica na Rua Lençóis Paulista, 156.

Parque Ecológico Taboão
O Parque Ecológico Taboão possui 41 mil m² metros e conta com quatro áreas de lazer, administração, centro de referência em sustentabilidade, estação para ginástica, pista de caminhada e playground. Também é aberto todos os dias e fica na Av. Itu 400 anos, 77 - bairro Itu Novo Centro.

Parque Geológico do Varvito
Passear pelo Parque Geológico do Varvito é garantir o aprendizado e o lazer das crianças. O varvito de Itu é a mais importante exposição conhecida desse tipo de rocha na América do Sul. O parque é Patrimônio tombado pelo Condephaat. A visita é uma aula ao ar livre!

Praça dos Exageros
A Praça dos Exageros é um parque temático que possui diversos objetos em tamanho gigante, retratando assim a fama de "Cidade dos Exageros" que Itu possui. O local conta com um jogo de xadrez gigante, um boneco do Simplício em tamanho natural, duas formigas gigantes, duas joaninhas gigantes e outras atrações.

Férias de janeiro: visite Itu e conheça os encantos do interior

> GASTRONOMIA

Baroni Salsa
O Baroni Salsa oferece refeições saborosas e saudáveis em seu espaço físico ou delivery. Seu cardápio traz sopas, caldos, lanches e sucos naturais, pratos leves e crepes preparados com muito amor e carinho para você degustar e saborear.

Fazenda do Chocolate
Na Fazenda do Chocolate você encontra deliciosos chocolates artesanais, doces, bolachas, sorvetes, além de queijo e vinho, licores e outra dezena de produtos. Em seu restaurante é servido almoço caipira caseiro aos fins de semana e feriados.

Fiori Restaurante
O Fiori Restaurante, localizado dentro do Gandini Hotel, é aberto diariamente das 6h às 22h e oferece as melhores opções em gastronomia, mesmo para não hóspedes. O café da manhã é completo e refinado. E o almoço ou jantar tem os serviços A La Carte e Buffet Executivo, cardápio variado com entradas, saladas, massas, aves, carnes, peixes, lanches, porções e uma completa carta de vinhos.

Restaurante Almeida Júnior
Sofisticação é a palavra responsável por traduzir a atmosfera do Restaurante Almeida Júnior, localizado dentro do Itu Plaza Hotel. Com uma bela vista para a Serra do Japi, o restaurante oferece diariamente um Menu com variedades da gastronomia brasileira e internacional.

O Caipira de Itu
O Caipira de Itu é uma ótima opção para quem gosta de comida tipicamente brasileira. Seu cardápio tem mais de 40 pratos típicos da fazenda com ótimos ingredientes, além de saladas e deliciosas sobremesas. O ambiente é amplo e agradável, e a comida é servida em fogão à lenha.

Plaza Shopping Itu
O Plaza Shopping Itu é a escolha certa para quem quer ter diversas opções para se alimentar. O empreendimento possui ampla Praça de Alimentação aberta todos os dias, das 10h às 22h, com ambiente aconchegante. Há restaurantes temáticos, fast foods e quiosques com deliciosos doces.

Restaurante das Pedras
Ponto de referência da culinária paulista, o Restaurante das Pedras serve receitas centenárias, como doce de ovo queimado preparado segundo deliciosa e antiga receita de família. A casa, localizada dentro da Fazenda das Pedras, funciona no sistema de buffet, com uma infinidade de pratos quentes, frios, saladas e vários tipos de sobremesa.

Comentários