Turismo

Publicado: Terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Em janeiro, Museu da Energia - Itu abre programação especial de férias

Haverá contação de história e oficinas gratuitas.

Crédito: Caio Mattos Em janeiro, Museu da Energia - Itu abre programação especial de férias
Registro da chegada de crianças no Museu da Energia de Itu

Como forma de oferecer atividades diversificadas ao público infantil em férias, o Museu da Energia de Itu preparou, em janeiro, uma programação especial e educativa - tudo gratuito! Confira a programação completa abaixo:

Contação de História e Oficina de Catavento
Gratuito
Local: Museu da Energia de Itu
Data: 23/01/2019
Horários: 15 às 16h30

A contação de histórias "O Homem dos Moinhos de Vento" apresentará uma viagem lúdica e divertida pela vida do primeiro brasileiro a estudar a força dos ventos na produção de energia: o engenheiro paulista Catullo Branco. Ao final, as crianças poderão participar de uma oficina de catavento.

Nascido em 1900, na Capital, Catullo Branco foi pioneiro nos estudos sobre energia eólica no país, nos anos 1930, deputado federal nos anos 1940 e responsável pelo projeto da Hidrovia Tietê-Paraná, umas das mais importantes do Brasil.

Oficina gratuita | Scrapbook
Gratuito
Local: Museu da Energia de Itu
Data: 30/01/2019
Horários: 15 às 16h30

Na era digital, em que fotos, frases e desenhos preferidos estão nas redes sociais, a oficina propõe que as crianças confeccionem um scrapbook artesanal (livro com recortes usado tanto de agenda como de álbum de fotografias), no melhor estilo "faça você mesmo", para registrar as memórias mais legais de 2019.

A ação é um desdobramento da nova exposição do Museu da Energia de Itu, "Onde os arquivos despertam", que provoca o visitante a pensar no arquivo não como um depósito cheio de documentos velhos e empoeirados, mas como um organismo vivo repleto de histórias pessoais, institucionais, e que nos ajudam a entender as transformações da sociedade.

Em parceria com a WePrint! Fine Art, a impressão das primeiras fotografias será ofertada às crianças pelo museu.

Museu da Energia de Itu

O Museu da Energia de Itu está instalado em um sobrado construído em 1847 e situado em pleno centro histórico da cidade. Nas suas salas, o visitante faz uma viagem no tempo, conhecendo a forma como o cotidiano das pessoas mudou junto com a chegada da energia das antigas lamparinas que queimavam óleo até os eletrodomésticos lançados em meados do século XX, a exposição abrange mais de cem anos de história.

Serviço:
Endereço: Rua Paula Souza, 669, Centro, Itu/SP
Mais Informações: (11) 4022-6832

Comentários