Turismo

Publicado: Sábado, 23 de abril de 2011

Conheça a Casa do Timóteo na Fazenda do Chocolate

Inúmeros visitantes adoram esse passeio em Itu.

Crédito: Arquivo / Fazenda do Chocolate Conheça a Casa do Timóteo na Fazenda do Chocolate
O passeio é guiado pelo cumpadre Timóteo e a comadre Amélia

Fazenda do Chocolate oferece aos seus visitantes uma nova atração: o passeio à Casa do Caipira, guiado pelo famoso "Cumpadre Timóteo" e sua comadre Amélia. O programa dura cerca de uma hora e é voltado para pessoas de todas as idades, divertindo crianças, adultos e quem passar pelo caminho. Durante o percurso, uma volta à história de avós e bisavós rememora a vida simples, cercada de natureza, com prosa na rede e quitutes com café.

A
Casa do Caipira é uma lugar aconchegante, com jeito de roça, fogão a lenha, cama de palha e todo o charme que a proprietária Célia Hacker imprimiu em suas paredes e mobiliário. Assim que a gente passa pela varanda e entra na sala, o apetite já fica acordado, como aquelas casas de fazenda da vovó, onde basta colocar o pé para sentir o cheirinho do bolo de fubá assando no forno.  


O caipira Timóteo, que é também contador de causos do Itu.com.br, acompanha o grupo que sai do quintal do caipira, logo na entrada da fazenda. Passando pela Casa Grande, a primeira parada é a pequenina e charmosa capela, datada de 1925. Outros “monumentos” históricos também são visitados durante o passeio: uma antiga senzala, o terreiro de café e a barcaça de cacau (onde ele é seco).
 
Uma das passagens do trajeto é a fábrica de chocolate e em seguida a área central da fazenda, até chegar à Casa do caipira, que é na verdade, um museu com muitos objetos de época, do uso cotidiano dos caipiras e dos antigos imigrantes italianos. Lá, o cumpadre Timóteo e sua irmã Amélia servem para o grupo um delicioso café adoçado com rapadura e quitutes da roça - tudo produzido dentro da Fazenda do Chocolate – que acompanham a prosa, e trazem ao passeio um sabor prá lá de especial.

Em todos os pontos há uma parada para falar da história do local, misturada com causos e contos que fazem os turistas se divertirem muito. "É como uma aula de história, com muita diversão e vivência" explica Fernando Hacker, proprietário da fazenda. O passeio custa R$8 por pessoa e é imperdível para quem gosta de história e diversão!
 
Cesar Geraldes / hbe.com.br



O programador do Itu.com.br, Murilo Gagliardi levou a sua família para curtir o passeio e recomenda. “Foi muito divertido, instrutivo e agradável. O Timóteo contou diversas curiosidades de época que hoje são mantidas pela Fazenda do Chocolate. Conhecemos também a fábrica, onde são feitos os chocolates e o melhor, degustamos do chocolate com 70% de cacau produzido e vendido na fazenda”, declara.
 
Murilo recomenda. “Fui com toda a família e achei uma ótima opção para aproveitar ainda mais a Fazenda do Chocolate. Aprovado!" 
 

A Fazenda do Chocolate está localizada na Rodovia dos Romeiros, Km 89, na Estrada Parque em Itu. Agendamento e mais informações pelos telefones (11) 4022-5492 e (11) 9951-0524.

Interatividade = Jornalismo 2.0

Leia mais: www.fazendadochocolate.com.br

Comentários