Turismo

Publicado: Terça-feira, 30 de outubro de 2007

Itu ganha uma fantástica fábrica de chocolates

A Fazenda do Chocolate inaugurou sua fábrica ano passado.

Por Deborah Dubner
 
Na Fazenda do Chocolate, nada se encaixa melhor do que a frase “Um ano doce pra você!”. A família Hacker, proprietária da Fazenda, celebrou ano passado a realização de um sonho muito antigo: a inauguração de uma Fábrica de Chocolate, que abre suas portas para adoçar a vida de quem passar pela fazenda. O ousado projeto é fruto de uma forte parceria entre três segmentos: o produtor de cacau, o produtor de máquinas artesanais e o produtor do chocolate.

Conheça a história dessa parceria, entenda sobre a fabricação de chocolate e veja o privilégio que a Fazenda do Chocolate está dando aos ituanos e todos os brasileiros que tiverem a oportunidade de visitar a nova fábrica de chocolate, pioneira no Brasil.
 
Produtor de cacau
 
Gonçalo Guimarães Pereira é proprietário da Fazenda Porto Novo, em Ilhéus (BA), grande produtora e uma das maiores exportadoras de cacau do Brasil. Em novembro de 2006, ele esteve na Fazenda do Chocolate e conversou com a equipe do www.itu.com.br, explicando sobre o complexo caminho percorrido para chegar à concretização da fábrica. Saiba mais sobre o que essa parceria trará para nós, consumidores e amantes do chocolate.
 
O assunto é de interesse nacional. A TV Santa Cruz (Globo - Bahia) está preparando uma seqüência de reportagens a respeito do beneficio que este projeto poderá trazer para a região da Bahia e também das alternativas que a região produtora de cacau pode ter para o benefício do cacau. As reportagens ainda não têm previsão para ir ao ar, pois a produção do programa vai primeiro para as feiras da Europa, para ver o que vem sendo feito com o cacau brasileiro por lá.
 
 
Produtor do maquinário artesanal
 
A grande dificuldade para a concretização desse projeto era achar quem fizesse máquinas para produtores de pequeno porte. Atualmente, as máquinas de produção de chocolate são industriais, atendendo produtores acima de 10 toneladas. Empresas como Cargil, ADM Cocoa, Nestlé entre outras, são os produtores e detentores deste segmento de mercado. Isso gera uma enorme barreira de entrada para os pequenos produtores, impedindo que eles criem um chocolate verdadeiramente próprio, desde a amêndoa até o liquor, com alta qualidade e agregação de valor.
 
“Agora que conseguimos resolver esse problema, nós poderemos criar um chocolate desde o início do processo, misturando leite, açúcar, cacau e os outros ingredientes na proporção exata que a gente quiser”, comenta Luiz Hacker, animado com as novas perspectivas.
 
Fábrica de Chocolate - Qualidade desde a raiz
 
A Fábrica de Chocolate terá inicialmente três máquinas, que produzirão 100 Kg por lote, chegando a um total de 3.000 Kg/mês.
 
Seguindo as regras de higiene e limpeza, os visitantes não terão acesso à fabrica, mas poderão ver a produção através dos visores, observando todas as etapas que compõem a confecção do chocolate produzido com cacau fino. Saiba mais sobre o processo de fabricação desse chocolate.
 
A Fábrica será a primeira no país a saber de onde vem o cacau que compõe o seu chocolate. Inclusive, os visitantes mais interessados poderão visitar a Fazenda Porto Novo, em Ilhéus, por indicação da Fazenda do Chocolate.
 
A família Hacker conta também que está construindo uma estufa para plantar algumas mudas do pé de cacau e uma mini barcaça para secagem das sementes de cacau. “Assim nossos amigos e visitantes poderão futuramente conhecer um pouco mais sobre o processo que a semente de cacau passa até ser transformada em chocolate”, afirma o proprietário Fernando Hacker.
 
E o chocolate? Aí está o melhor da história: o consumidor terá à disposição toda a linha já conhecida da Fazenda do Chocolate, com bombons recheados, puros, em barras e de todos os tipos e sabores, com uma diferença fundamental: muito mais qualidade, já que o chocolate vem de um cacau fino, puro na origem. Quem resistirá?
 
 
Deborah Dubner / www.itu.com.br
Luis Hacker e Gonçalo G.Pereira falam sobre a fábrica em Itu

Leia mais: www.fazendadochocolate.com.br

Comentários