Sustentabilidade

Publicado: Sexta-feira, 27 de maio de 2011

27 de maio - Dia Nacional da Mata Atlântica

Conheça alguns projetos nos quais você pode se envolver.

Crédito: Deborah Dubner/Itu.com.br 27 de maio - Dia Nacional da Mata Atlântica
Cada detalhe da Estrada Parque embeleza os olhos com o que restou da nossa Mata Atlântica

27 de Maio é o Dia Nacional da Mata Atlântica.  Aproveitamos a data para lembrar que Itu e região respiram o ar dessa mata, dotada de uma biodiversidade de encher os olhos de qualquer pessoa, biólogo, ambientalista, criança, brasileiro ou turista estrangeiro. Afinal, quem consegue passear pela Estrada Parque e não se emocionar com a variedade de fauna e flora que ela nos oferta? A nossa Mata Atlântica é de fato um importantíssimo pulmão para o Brasil.

Não é por acaso que a Fundação SOS Mata Atlântica tenha uma sede em Itu e um projeto que busca promover a Educação Ambiental às novas gerações. Trata-se do “Aprendendo com a Mata Atlântica”, organizado pela Fundação SOS Mata Atlântica, em parceria com o Grupo Schincariol. Uma campanha foi lançada em 2010 , no Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica, localizado no km 118 da rodovia Marechal Rondon, em Itu. O projeto é voltado inicialmente a alunos do ensino fundamental de escolas municipais, estaduais e particulares de Itu e região. 

Números de horror

A Mata Atlântica originalmente percorria o litoral brasileiro de ponta a ponta. Estendia-se do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, e ocupava uma área de 1,3 milhões de quilômetros quadrados. Era a segunda maior floresta tropical úmida do Brasil, só comparável à Floresta Amazônica.

Atualmente, da segunda maior floresta brasileira restam apenas cerca de 5% de sua extensão original. Em alguns lugares como no Rio Grande do Norte, nem vestígios. Hoje a maioria da área litorânea que era coberta pela Mata Atlântica é ocupada por grandes cidades, pastos e agricultura. Porém, ainda restam manchas da floresta na Serra do Mar e na Serra da Mantiqueira, no sudeste do Brasil.

Área total original: aproximadamente 1,3 milhão de km2.

Área total atual: aproximadamente 52.000 Km2.

Projetos da SOS Mata Atlântica

Diante desses números de horror, existe um grupo cada vez maior de pessoas que lutam para preservar o que ainda está vivo. A SOS Mata Atlântica é um dos  exemplos, e parte desse projeto mora em Itu, bem pertinho de você! No Dia da Mata Atlântica, aproveite para conhecer os projetos atuais da SOS Mata Atlântica e escolha de qual deles você quer participar!

Programa Florestas do Futuro

Principal objetivo: Promover a recuperação das bacias e sub-bacias hidrográficas, através da recomposição das matas ciliares e das áreas de preservação permanente, bem como as de reserva legal.

Programa Clickarvore

Principal objetivo: Apoiar iniciativas locais de recuperação de áreas desmatadas, fornecendo mudas de árvores nativas da Mata Atlântica.

Aliança pela conservação da Mata Atlântica

Principal objetivo: Contribuir para o aumento da área protegida de Mata Atlântica, bem como, a consolidação de preservação dos corredores de biodiversidade.

Programa Costa Atlântica

Principal objetivo: Desenvolver uma série de atividades de forma a contribuir para o fortalecimento do sistema de gestão integrada desses ambientes com a participação da sociedade civil organizada.

Programa Mata Atlântica vai à escola

Principal objetivo: Sensibilizar a comunidade escolar e do entorno para as questões ambientais, por meio da difusão de ações efetivas nas unidades escolares.

Observando os rios

Principal objetivo: Capacitar cidadão, usuários de água, representantes da sociedade civil organizada, educadores, estudantes e gestores do setor público para a gestão integrada de recursos hídricos.

Programa de voluntariado

Principal objetivo: Mobilização de voluntariado para atender escolas de Ensino Fundamental por meio de oficinas e atividades lúdicas, envolvendo o tema ambiental através do programa de educação ambiental “Plantando Cidadania”.

Ecos da Mata

Principal objetivo: Divulgar e prestar contas dos projetos da Fundação SOS Mata Atlântica e de seus parceiros para o público especializado e diretamente interessado na questão ambiental.

Viva a Mata

Principal objetivo: Trata-se de um evento realizado no Parque Ibirapuera, em São Paulo, que reúne ONG’s, pesquisadores, órgãos governamentais e empresas do país, todos ligados ao esforço do bioma. A programação é aberta ao público.

Concurso de fotografia

Principal objetivo: O concurso tem o objetivo de fazer as pessoas enxergarem que não é preciso ir longe para enxergar a Mata Atlântica. Pois ela está em toda a parte, muito perto dos olhos de todos.

Leia também:

>> SOS Mata Atlântica inicia campanha de coleta de garrafas PET

>> SOS Mata Atlântica lança campanha "Exterminadores do Futuro"

Direção: Paulo Rufino
Documentário produzido pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera de Mata Atlântica
Comentários