Bem estar

Publicado: Quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Vacinação contra a Poliomielite é prorrogada até dia 9

Campanha segue de segunda a sexta, nas 15 UBSs de Itu.

Crédito: Renata Guarnieri/Prefeitura de Itu Vacinação contra a Poliomielite é prorrogada até dia 9
Campanha de vacinação em Itu

Seguindo orientação do Ministério da Saúde, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Atualização das Cadernetas de Vacinação para o ano de 2015 foi prorrogada em Itu. A campanha acontece até o dia 9 de setembro, com atendimentos de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, em todas as 15 Unidades Básicas de Saúde da cidade.

A campanha é destinada a crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo divulgou que até o momento, 1,8 milhão de doses foram aplicadas. A meta é vacinar 2,3 milhões de criança, o que representa 95% do público-alvo. Em Itu, 8.627 crianças foram vacinadas até o dia 2 de setembro, o que representa 89,65% da população alvo da campanha, que é de 9.622 crianças.

A equipe da Secretaria da Saúde de Itu ressalta a importância dos pais ou responsável apresentar a Caderneta de Vacinação da criança, a fim dos profissionais aplicarem vacinas atrasadas do calendário do Sistema Único de Saúde (SUS).

Conhecida popularmente como pólio ou paralisia infantil, a poliomielite é transmitida pelo poliovírus e deixa sequelas no sistema nervoso como a paralisia. A poliomielite foi erradicada no Brasil devido à vacinação (o último caso registrado foi em 1989), mas na África e Ásia ainda há regiões onde o poliovírus é endêmico, o que justifica a continuidade das campanhas de vacinação para evitar que a doença se reintroduza.

São Paulo não registra nenhum caso de poliomielite há 27 anos. No entanto, o poliovírus selvagem ainda circula nos continentes africano e asiático, principalmente no Afeganistão e no Paquistão. Até julho deste ano, 34 casos de paralisia infantil foram registrados nesses dois países.

“A vacinação é a forma mais eficaz para a prevenção contra a paralisia infantil. Por isso, é importante que pais e responsáveis aproveitem a prorrogação do prazo de encerramento da campanha para levar as crianças à unidade de saúde mais próxima de sua residência”, destaca Helena Sato, diretora de imunização da Secretaria.

Comentários