Bem estar

Publicado: Sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Aprenda a harmonizar as energias de sua casa com Feng Shui

Especialistas dão dicas para equilibrar o ambiente.

Aprenda a harmonizar as energias de sua casa com Feng Shui
Conforto e boas energias para o seu lar

Por Marília Monteiro

Você já se sentiu desconfortável em algum ambiente, mesmo sendo bem recebido(a)? Já reparou que num mesmo prédio pode haver uma área mais ocupada e outra menos sem motivo aparente?

Há mais de 4000 anos os chineses estudam a influência das energias nos ambientes e como podemos melhorar seu fluxo, com uma técnica chamada Feng Shui. O termo significa vento e água literalmente, e há uma relação entre os elementos yin (água) - yang (vento).

O Feng Shui, que muitas vezes é comparado com a também milenar técnica chinesa da Acupuntura, visa harmonizar a energia dos ambientes fazendo com que ela flua, proporcionando bem-estar e conforto a quem os frequenta - ideal para interior de casas e meios corporativos. Alguns exemplos são as empresas Disney, Sony, Ford, Itaú e O Boticário. Bill Gates, Johnny Depp, Madonna e Eike Batista a utilizam em casa.

Segundo a arquiteta Solange Favaron, “Um desalinhamento do fluxo de ch’i (energia vital) em seu quarto pode influenciar seu sono. Um direcionamento consciente do calor e da luz de sua cozinha pode atrair prosperidade para toda casa”.

Favaron completa dizendo que a técnica serve para você aprender a identificar e colocar as energias para trabalhar a seu favor. “Quando a harmonia com o ambiente é alcançada, as pessoas tendem a se tornar mais criativas e produtivas, resolvendo melhor os problemas e atraindo mais abundância em suas vidas”.

Dicas de Feng Shui

Colunistas do site mostram como podemos incluir o Feng Shui no nosso dia a dia:

Thereza de Paula Leite recomenda atenção às cores e objetos utilizados nos quartos da casa:

Quarto de adultos e casais:
“A mistura perfeita das cores nos fornece força para que o foco em nossos objetivos fiquem estabelecidos. Quartos para casais devem ser projetados gerando aconchegos e serem marcados com objetos que insinuem em cores ou formas as possibilidades de expressão do amor”.

Quartos de crianças e adolescentes:
“Os quartos dos filhos, cada um com as suas características próprias, mas a suavidade deve permanecer nos das meninas. Para os meninos, a limpeza do visual e as cores na decoração poderão formar neste ambiente, alem da harmonização nos aspectos da saúde, da espiritualidade, da criatividade, um menino, um adolescente ou um rapaz que contenha os aspectos da organização e respeito onde certamente o amor se fará presente, pois a sua mente estará aberta ao desenvolvimento do afeto e amor”.

Yvone G Pereira mostra ações que podem melhorar o fluxo energético da sua casa ou escritório:

“- Consertem aquilo que está quebrado o mais rápido possível.
- Não guarde nada danificado por mais de uma semana, achando que um dia vai consertar se tiver dificuldade em se desfazer de roupas, acessórios ou objetos, não hesite - Só tirando o velho sobra espaço para o novo.
- Mantenha os vidros sempre limpos, as janelas são os olhos da casa através delas enxergamos o mundo, se estiverem sujas, é mais difícil ver os caminhos da vida.
- Use a melhor louça que tiver em casa.
- Descubra os sofás.
- Pise no tapete branco.
- Usufrua as coisas boas que você tem e não as reserve só para as visitas.
- Estenda a arrumação para seus papéis e documentos.
- Organize sua bolsa, carteira e agenda.
- Faça doações do que não quiser mais - Elas retornam em alegria e felicidade”.

Malu Thebas dá dicas de leitura sobre o assunto, para quem quiser conhecer mais:

“Cito aqui algumas obras literárias para um melhor conhecimento desta ciência: Percepção Ambiental e Comportamento do mestre Jun Okamoto – editora Mackenzie.

Feng Shui lógico de Stela Vecchi – editora Ícone. - Neste livro é relacionada a teoria da relatividade de Einstein e o estudo da simbologia Junguiana.

O Grande Livro do Feng Shui Clássico de Marcos Murakami – editora Fabrica da Letras.

Interessante e elucidativos também são os artigos dos professores Vera Caballero e Franco Cuizzatti”.

Comentários