Região

Publicado: Terça-feira, 14 de outubro de 2014

Racionamento no abastecimento de água tem início em Salto

Ação visa recuperar nível dos reservatórios.

Crédito: Prefeitura de Salto Racionamento no abastecimento de água tem início em Salto
O volume de água do Ribeirão Pirahy que abastece a cidade diminuiu durante o período de seca

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Salto começou a realizar já na segunda-feira, dia 13 de outubro, o racionamento no abastecimento entre 21 e 6 horas. Assim, para conseguir fazer com que a população saltense tenha água durante o dia, no período citado os reservatórios não vão liberar a água para que os mesmos consigam se recuperar para garantir a água no dia seguinte.

Assim que essa ação for finalizada, logo após às 6 horas os reservatórios voltam a trabalhar normalmente, fazendo com que o abastecimento retorne de forma gradativa em toda da cidade, informa a Prefeitura de Salto. Devido a localização dos bairros e dos reservatórios, em algumas regiões mais elevadas da cidade, o retorno da água pode demorar mais que em outras.

Esse trabalho foi iniciado após diversas avaliações técnicas que incluíram levantamentos do nível dos vários reservatórios espalhados pela cidade e o volume de água dos três mananciais que abastecem Salto, o Ribeirão Pirahy, o Ribeirão Buru e o Ribeirão Ingá (Lagoa da Conceição).

Economize

Com a vazão diminuindo em todos os mananciais, no Pirahy, por exemplo, o volume de água atual é um quarto do normal, a superintendência do SAAE reforça o pedido para que a população saltense compreenda a situação e economize água.

De acordo com o superintendente do SAAE, Rodnei Bergamo, é importante que a população saltense entenda que essa medida tem como principal objetivo garantir que todo cidadão saltense possa ter água em casa durante o dia.

“Essa medida vai seguir até os nossos mananciais voltem a ter uma vazão suficiente para manter os nossos reservatórios completos durante a maior parte do dia e garantam o abastecimento para toda a cidade. Assim que a situação se normalizar os trabalhos voltam a seguir o cronograma de sempre”.

Fiscalização

Como forma de aumentar a fiscalização do gasto irresponsável da água, em uma ação conjunta, o SAAE vai passar a contar com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) para realizar a fiscalização nas ruas da cidade. Tanto a equipe de fiscalização do município como os guardas vão poder autuar as pessoas que estiverem utilizando a água de forma irresponsável como, por exemplo, lavando calçadas.

Comentários