Economia & Negócios

Publicado: Sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Nova interface do Orkut é lançada no Brasil

Veja quais são as novidades dessa famosa mídia social.

Nova interface do Orkut é lançada no Brasil
O Orkut ganha nova cara e novas ferramentas
As mídias sociais cada vez mais tomam enormes proporções na Internet, com muita fama e milhares de usuários. Com tanto movimento, não é possível que elas 'fiquem paradas', tendo sempre as mesmas funções e layout; não é a cara da Internet, muito menos das redes sociais. Entre as frequentes atualizações, o Google lança a maior mudança visual do Orkut.

A nova interface do Orkut Brasil foi apresentada pelo Google na quinta-feira, 29 de outubro. A rede social ganhou uma página mais simples e fácil de navegar. O principal objetivo da empresa é facilitar a navegabilidade e personalizar o serviço.

Segundo Victor Ribeiro, diretor de produtos do Google, “o Orkut terá uma navegação três vezes mais rápida. Ficará muito mais fácil fazer atualizações, baixar vídeos e fotos".
Uma pesquisa da NetPop Rersearch revelou que 67% dos usuários consideram os uploads de fotos a funcionalidade mais importante da rede e aproximadamente 30 milhões de imagens são compartilhadas por dia.

A nova versão permitirá que os usuários escolham a cor de sua página inicial e personalizem a área “sobre mim” não só com textos, mas com fotos, vídeos, músicas e aplicativos. Além disso, haverá uma ferramenta para postar frases curtas, assim como é no Twitter e no Facebook. A página também contará com um “buscador de amigos” e com a visualização em tempo real do que os usuários estão fazendo.

O Google também investiu em segurança, já que o Orkut é conhecido pelos perfis falsos. “Nós investimos bastante em segurança. Os hackers brasileiros são os mais criativos do mundo”, afirma Ribeiro.

Os usuários poderão obter a nova versão apenas se forem convidados por outros usuários. O Google garante que a nova cara não modificará a experiência dos usuários que continuam usando a versão antiga. Os dados ficarão armazenados da mesma maneira, e quem usa o site antigo poderá se comunicar normalmente com quem já tiver o novo. Cada um dos precursores do novo Orkut receberá 50 convites, que poderão ser distribuídos para os amigos.A empresa espera que até o final do primeiro semestre de 2010 todos os internautas acessem o novo Orkut.

Estratégia de Marketing

Segundo o site de notícias Adnews, o Google implementou uma estratégia de marketing ousada para divulgar o novo Orkut, criando Blog - saiba mais sobre Blog! - perfil no Orkut e Twitter - saiba mais sobre o Twitter! - de Danilo Miedi, que dizia ter descoberto a imagem da nova interface do Orkut, dentro da página de download do Google Chrome.

O nome do personagem fake, teria vindo da expressão “me add” (Miedi) e através do twitter (@danilomiedi), as pessoas podem pedir um convite para participar do novo Orkut.
A estratégia parece ter dado certo, o personagem já tem mais de dez mil seguidores.

O quem tem de novo?

O carioca Bruno Waddington, famoso @brunoswell do Twitter, e diretor do Blog Pop fez um video explicando e mostrando as novas funcionalidades do Orkut. Vale a pena conferir para quando tiver seu convite, saber como proceder!
Bruno Waddington
Passo a passo do novo Orkut
Comentários