Economia & Negócios

Publicado: Quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Evento Jornalismo 2.0 é nesta sexta

Grandes nomes do jornalismo estarão presentes em Itu.

Jornalistas, profissionais de comunicação, empresários, profissionais liberais e estudantes já se inscreveram para o evento inédito que vai agitar a próxima sexta-feira, 28, durante todo o dia, em Itu. O evento Jornalismo 2.0 ganhou destaque nas redes sociais e se espalhou pela web, ganhando proporções à altura da força que tem a mídia digital.
 
Grandes nomes do jornalismo e da comunicação estarão presentes nos debates para pensar coletivamente questões que têm instigado o futuro da imprensa. Entre eles, Armênio Guedes (ex Gazeta Mercantil), Cadu Lemos (palestrante internacional e consultor de empresas de grande porte), Carlos Piazza (profissional de marketing e comunicação em grandes empresas), Fabio Steinberg (jornalista e consultor em comunicação empresarial), José Marcio Mendonça (jornalista e analista de política nacional do Podcast VoIT), Manoel Fernandes (publisher da revista BITES), Marcelo Coutinho (diretor-executivo do IBOPE Inteligência), Olga Sodré (doutora em filosofia e filha do historiador Nelson Werneck Sodré), Pollyana Ferrari (autora do livro Jornalismo Digital), Roberto Mayer (diretor presidente da MBI) e Rodrigo Azevedo (criador do Portal Comunique-se). Veja a programação completa!
 
O evento celebrará os 200 anos da imprensa no Brasil e discutirá o futuro do jornalismo no meio digital: o que podemos esperar para os próximos 2 anos? Qual será o novo mercado de trabalho? Qual o papel do consumidor com esse novo formato? Qual a relação do jornalismo 2.0 com a política e com o cidadão? Quais tabus devem cair por terra? O que é necessário desaprender? Como o relacionamento com a informação será alterado? Como a mídia social afetará ainda mais as transformações humanas?
 
O formato do evento Jornalismo 2.0 privilegia a troca e o compartilhar de idéias, seguindo uma linha informal que estimula a discussão e aproximação entre as pessoas. Serão 5 Fórums com os temas: 200 anos da Imprensa no Brasil (pré-história aos dias de hoje); o Jornalismo 2.0 (conceito e cases); O Futuro da Informação; O Futuro da Comunicação e Mídia Social (Blogs, Orkut, Facebook, Ning, Twitter, etc.).  Dentro desta proposta, será feita também a Carta de Itu, com os princípios do jornalismo 2.0.
 
Itu 
 
Para garantir aos participantes o acolhimento que só as cidades do interior tem, o evento Jornalismo 2.0 mostrará também a qualidade do turismo e da gastronomia ituana. Os coffee breaks serão preparados por gente que entende do assunto. De manhã, a Fazenda do Chocolate, pioneira no turismo rural há mais de 20 anos, servirá seus deliciosos doces e quitutes da fazenda. De tarde, a Fazenda Santo Antonio da Bela Vista, que oferece aos seus visitantes o tour “Do cafezal ao cafezinho”, servirá doces da roça acompanhados pelo saboroso café produzido na fazenda.
 
O local escolhido para o evento é também importante na história do Brasil, pois trata-se de um anexo do Museu Paulista que contém o maior centro de estudos do período republicano.
 
No dia do evento, os participantes poderão também aproveitar para ver duas exposições que estão abertas no local: uma exposição fotográfica com 96 imagens da imigração da família Katahira em Itu e a exposição “Taunay e a bibliografia cafeeira”.  

Para os visitantes da cidade, o convite é aproveitar e curtir os ares do interior no final de semana. As opções são muitas!
 
Anote na agenda!
 
Jornalismo 2.0
Data: 28 de novembro
Hora: 09h às 18h
Local: Casa do Barão – anexo do Museu Paulista - Universidade de São Paulo - Rua Barão do Itaim, 140
Investimento: R$ 90,00 e desconto de 50% para estudantes
Será fornecido certificado de participação
Comentários