Economia & Negócios

Publicado: Quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Pollyana Ferrari mostra jornalismo online em Itu

Autora de dois livros, a jornalista marca presença no evento

Crédito: Arquivo pessoal Pollyana Ferrari mostra jornalismo online em Itu
Pollyana Ferrari é autora dos livros Jornalismo Digital e Hipertexto, Hipermídia

Inscreva-se já, clicando aqui!

“ (...) você jamais desliga do trabalho, mesmo quando está passeando no parque em pleno domingo. É um estado de alerta permanente. É viver "antenado" com tudo, seja dentro do ônibus de retorno para casa ou mesmo no chopp com os amigos no sábado à noite. Isso é ser repórter Web. Isso é ser jornalista (...) Pollyana Ferrari
 
A jornalista Pollyana Ferrari, autora dos livros "Jornalismo Digital" e "Hipertexto, Hipermídia" será uma das palestrantes do evento Jornalismo 2.0, que ocorrerá no dia 28 de novembro em Itu-SP. Patrocinado pela MBI, E-Research e Cybermind, o encontro é uma celebração do segundo centenário da imprensa no Brasil e uma espécie de "boas vindas" ao jornalismo digital.
Pollyana é também consultora web em arquitetura da informação e mídia social, Professora da PUC-SP e Doutora em Comunicação Social pela USP.  “O Jornalismo Online muda a relação emissor - receptor que aprendemos no Jornalismo tradicional e com a mudança, todo o modo de se fazer jornalismo”, explica a professora, entusiasta do universo web. “Não vejo as redes sociais como uma ameaça, mas como um tesouro a ser descoberto. Estamos vivenciando na web a mesma adrenalina dos grandes navegadores como Colombo”, afirma. Saiba mais!

Com toda essa experiência, Pollyana fará parte do bloco sobre jornalismo 2.0, junto com Rodrigo Azevedo (criador do portal Comunique-se) e Deborah Dubner (criadora do portal itu.com.br). Veja a programação completa!
Durante todo o dia, grandes nomes do meio estarão reunidos para pensar coletivamente questões que têm instigado o futuro da imprensa: o que podemos esperar para os próximos 200 anos? Qual será o novo mercado de trabalho? Qual o papel do consumidor com esse novo formato? Qual a relação do jornalismo 2.0 com a política e com o cidadão? Quais tabus devem cair por terra? O que é necessário desaprender? Como o relacionamento com a informação será alterado? Como a mídia social afetará ainda mais as transformações humanas?
 
Formato 2.0
 
Privilegiando a troca e o compartilhar de idéias – a exemplo do “modus operandi” do jornalismo 2.0 – o evento apóia-se na diversidade de experiências e une talentos de múltiplas áreas, estimulando e ampliando olhares e significados para a imprensa do passado, presente e futuro.
 
O formato do evento Jornalismo 2.0 segue uma linha informal que estimula a discussão e aproximação entre as pessoas. Serão 5 blocos temáticos, com 4 participantes em cada um deles, sendo que cada um falará por 10 minutos e depois abrirá para debates, de acordo com cada tema: 200 anos da Imprensa no Brasil (pré-história aos dias de hoje); o Jornalismo 2.0 (conceito e cases); Pesquisas (Ibope  e MBI/eResearch); O Futuro da Informação (imprensa digital) e Mídia Social (Blogs, Orkut, Facebook, Ning, Twitter, etc.). 
 
Uma das novidades será a confecção da Carta de Itu, com os princípios do jornalismo 2.0, que farão parte do livro Jornalismo 2.0, a ser lançado em 2009.
 
Além de Pollyana Ferrari, já confirmaram presença: Alan Dubner, Anicleide Zequini, Armênio Guedes, Cadu Lemos, Camila Bertolazzi, Carlos Piazza, Deborah Dubner, Fabio Steinberg, José Marcio Mendonça, Manoel Fernandes, Marcelo Coutinho, Mylton Ottoni, Olga Sodré, Roberto Mayer, Rodrigo Azevedo e Rodrigo Tomba.
 
Para os visitantes da cidade, o convite é aproveitar e curtir os ares do interior no final de semana. As opções são muitas!

Anote na agenda!
 
Jornalismo 2.0
Data: 28 de novembro
Hora: 09h às 18h
Local: Casa do Barão – anexo do Museu Paulista - Universidade de São Paulo - Rua Barão do Itaim, 140
Investimento: R$ 90,00 e desconto de 50% para estudantes
Será fornecido certificado de participação
Mais informações:  (11) 4013-0912 
Comentários