Cultura

Publicado: Segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Nova Schin Folia reúne 30 mil pessoas em Itu

Confira mais de 70 fotos do carnaval fora de época!

Crédito: Camila Bertolazzi / www.itu.com.br Nova Schin Folia reúne 30 mil pessoas em Itu
O evento reuniu grandes nomes do carnaval baiano e do rock nacional
por Camila Bertolazzi

Nesse mês o carnaval foi em Itu!
Grandes estrelas do carnaval baiano e famosos do pop rock brasileiro contagiaram os micareteiros de plantão durante o Nova Schin Folia, que aconteceu nos dias 15 e 16 de dezembro, na cidade.
 
Mesmo com toda a polêmica sobre o exercício da censura de 18 anos, gerada com o artigo Censura Livre, a equipe do site www.itu.com.br esteve lá e pôde conferir de perto que micareta não é apenas sinônimo de beijo na boca, mas também representa a alegria de um povo que adora cantar e dançar atrás do trio elétrico.
 
Os dois dias de festa foram abertos com o show das bandas O Rappa e Skank, no sábado e domingo, respectivamente. A banda Asa de Águia deu início, com muito estilo, ao axé music, e arrastou multidões atrás do trio elétrico. Em seguida, o grupo Timbalada apresentou um som caprichado, com músicos talentosos e repertório especial.
 
No segundo dia de festa, nada menos que a cantora sensação do momento: Ivete Sangalo. A baiana levantou o público com sucessos antigos e animou ainda mais com os novos. Durante as duas horas de show ela fez muitas brincadeiras e interagiu em diversos momentos com o grande público da pista e dos camarotes. A também cantora Preta Gil foi convidada por Ivete a subir no trio e juntas cantaram sucessos que são destaque no repertório brasileiro. “Preta é minha fã número 1, ela sempre está presente nos meus shows”, comentou Ivete.
 
Para fechar com chave de ouro, Saulo e a Banda Eva vieram e ultrapassaram as expectativas, fazendo todos pularem e mostrando que vieram para assumir o posto de grande banda da Bahia, como nos velhos tempos. Para delírio das fãs e dos foliões, o cantor, tido por muitos como o galã do carnaval baiano, desceu do trio e curtiu o próprio show no meio da galera.
 
O Nova Schin Folia aconteceu pela primeira vez em 2005, quando também reuniu importantes nomes da música baiana. Depois de dois anos, o evento volta com força total e promete entrar para o calendário das principais micaretas do país. “O Nova Schin Folia foi uma excelente micareta, que ultrapassou as expectativas em vários sentidos”, afirma a estudante de 20 anos, Valéria Moraes.
 
Para a jornalista ituana, Mariane Belasco, a festa foi muito mais que uma micareta, foi um encontro de profissionais da área. "O Nova Schin Folia foi uma experiência alegre onde me diverti demais com ícones do cenário atual da música brasileira. O evento foi muito bem organizado, e para o meu currículo de jornalista vai marcar pela quantidade de profissionais de diferentes mídias do país, além das celebridades que tive oportunidade de encontrar. Valeu à pena... ê ê!".
 
Segundo seguranças da festa, cerca de 30 mil pessoas aproveitaram o carnaval fora de época - na sua maioria jovens maiores de 18 anos; mas, mesmo depois da notícia divulgada pelo Itu.com.br sobre a censura do evento, ainda pôde ser visto adolescentes menores de idade circulando pela festa. Um assunto que deve continuar na pauta dos próximos eventos dessa natureza.
 
Ainda de acordo com a equipe que trabalhou durante o evento, aproximadamente 100 pessoas procuraram por celulares perdidos, mas nenhum foi encontrado. “Em festas como essa o roubo de celular é muito comum. Hoje em dia, em celulares com chip, é tudo muito fácil, o cara tira o chip, coloca outro e ganha em cima”, afirma um dos 416 seguranças contratados. Além de celulares também foram encontradas carteiras, documentos e até um passaporte.
Comentários