Cotidiano

Publicado: Segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Maestrina Ruth de Arruda Castro falece aos 101 anos

Sepultamento ocorreu neste domingo, no cemitério de Itu.

Crédito: Acervo Pessoal Maestrina Ruth de Arruda Castro falece aos 101 anos
A atuação da maestrina na música ituana serviu como elo de preservação do saber fazer musical

Faleceu, na madrugada de 21 de setembro, a maestrina Ruth de Arruda Castro, aos 101 anos. Nascida a 30 de junho de 1913, era filha de Luiz Gonzaga de Arruda e Júlia Pires de Camargo, de tradicionais famílias ituanas. Estudou no Grupo Escolar Dr. Cesário Motta e no Instituto Borges de Artes e Ofícios, onde se iniciou na música com o Maestro Tristão Mariano da Costa Júnior, ampliando o estudo de piano que desenvolvera com as professoras Zydia Lobo e Maria Augusta da Costa Bauer.

Aos nove anos (1922) iniciou sua atividade como cantora no Coro da Pequena Liga do Carmo e, aos treze (1926), no Coro da Igreja do Carmo, onde esteve por mais de cinquenta anos. Em 1978, ela refundou o Coro da Paróquia de Nossa Senhora Candelária, na qualidade de regente, que teve atividade por quase trinta anos, portanto a Maestrina Ruth de Castro serviu como cantora e regente por mais de oitenta anos.

Cantou também no Coral Vozes de Itu desde 1967 e foi regente entre 1978 a 1980. Atuou como Auxiliar de Saúde para os governos estadual e municipal. Serviu a pátria paulista durante a Revolução Constitucionalista de 1932, na condição de costureira e é inscrita no rol dos heróis paulistas.

Sua atuação na música ituana serviu como elo de preservação do saber fazer musical, da memória das atividades e a representou o sustentáculo que manteve viva a música sacra como um patrimônio durante todo o século XX. Por seus méritos de cidadania recebeu da Câmara Municipal de Itu, em 8 de dezembro de 1991, o título de cidadã ituana.

Era viúva de Benedito de Castro, com quem teve três filhos: Moisés Braz de Castro (percussionista) já falecido e as professoras Rosali Maria de Castro Ferrari e a Maria Bernadete de Castro Lima. No centenário de seu nascimento, ela fez doação de suas partituras ao acervo do Museu da Música – Itu.

Sua última aparição pública foi na cerimônia de exéquias do Maestro Elias Lobo, no dia 9 de agosto de 2014, na qualidade de decana dos musicistas de Itu. Seu sepultamento ocorreu na tarde deste domingo, dia 21 de setembro, no Cemitério Municipal de Itu, sob homenagens de seus antigos cantores, do Coral Vozes de Itu e da igreja paroquial. 

Comentários