Cultura

Publicado: Segunda-feira, 1 de julho de 2013

Missa cantada celebra centenário da maestrina Ruth de Castro

Homenagem aconteceu na Igreja de Nossa Senhora do Carmo.

Crédito: André Roedel - www.itu.com.br Missa cantada celebra centenário da maestrina Ruth de Castro
Ajoelhado, Dr. Safi prestou uma emocionante homenagem à maestrina Ruth de Castro

Veja as fotos desta notícia no Flickr

A maestrina Ruth de Castro foi homenageada na manhã de 30 de junho, dia de seu aniversário de 100 anos, com uma missa cantada na Igreja de Nossa Senhora do Carmo. Na oportunidade, o coro Mariano do Carmo, o Coral Vozes de Itu, o Museu da Música - Itu e a Secretaria Municipal de Cultura prestaram tributo à musicista ituana.

Acompanhada de sua neta Juliana, a maestrina acompanhou toda a missa, que foi conduzida pelo Frei Adailson. Após a celebração, os coros Mariano do Carmo e Vozes de Itu executaram obras de Tristão Junior. Ruth de Castro também recebeu homenagens do casal Vicente Naor e Claudete Boff, que apresentaram a musicista ao Coral. A secretária de cultura de Itu, Allie Marie Dias de Queiroz, a presenteou com um livro sobre a cidade.

Antes das homenagens musicais, o atual presidente da Associação Cultural Vozes de Itu, Dr. José Carlos Safi, fez um discurso emocionado para a maestrina, desejando que ela viva ainda mais para acompanhar os festejos de 50 anos da entidade. No fim do evento, Ruth de Castro recebeu amigos e familiares e agradeceu toda a cerimônia.

Seresta

Com uma seresta no dia 29 de junho, alguns cantores do Coral Vozes de Itu celebraram o centenário de sua antiga regente. A maestrina Ruth de Castro os recebeu em casa e acompanhou todas as músicas, maioria do seu tempo no grupo, cantando algumas peças executadas por aqueles que ela dirigiu nas décadas de 1970 e 80. O grupo foi acompanhado pelo pianista Gincarlo Staffetti.

Mostra

Uma mostra preparada pelo Museu da Música – Itu, comemorativa em homenagem a Ruth de Castro, revelando seu trabalho como cantora e regente, ficará aberta até o dia 11 de outubro. A exposição reúne fotos, objetos e partituras da trajetória de vida da musicista que completou 100 anos e inclui informações sobre sua participação na Revolução de 1932.

Mais homenagens

A Câmara de Vereadores e o Instituto Cultural de Itu, em sessão solene, homenagearam Ruth de Castro, no dia 27 de junho, no Museu da Música. O Vereador Olavo Volpato entregou o diploma de reconhecimento pelos serviços prestados à cidade e o vice-presidente do Instituto Cultural, Jair de Oliveira fez a entrega da Medalha do IV Centenário da cidade, em agradecimento pelo seu trabalho. A maestrina doou sua coleção de partituras ao Museu da Música.

Memória

Através de uma entrevista, a maestrina deixou preservada sua memória para o Museu da Música – Itu. No relato, ela lembrou sua infância, os estudos de música com os filhos de Tristão Mariano da Costa (Tristão Jr. e Maria Augusta), a atuação como cantora e regente e a participação na Revolução de 1932. Ela também lembrou-se de cantores e músicos de seu tempo, abrindo espaço para a melhor compreensão da produção artística no século XX, que ela tão bem conheceu.

Acervo

A coleção Ruth de Castro é composta de partituras para piano, utilizadas durante seus estudos, e para coro, usadas nas igrejas do Carmo e Candelária de Itu no tempo em que foi cantora e regente. Revelam a atividade ininterrupta de canto coral em Itu entre 1922, quando ingressou no Coro infantil do Carmo até 2002, quando deixou a regência do Coro da Paróquia Nossa Senhora Candelária, portanto 80 anos de atividade voluntária à música local.

Comentários