Sustentabilidade

Publicado: Terça-feira, 22 de março de 2011

Itu participa da Hora do Planeta

Apague as luzes no dia 26 de março, das 20h30 às 21h30.

Crédito: site horadoplaneta.org.br Itu participa da Hora do Planeta
Em 2010, mais de um bilhão de pessoas em 4616 cidades, em 128 países, apagaram as luzes durante a Hora do Planeta

Por Deborah Dubner

“Apague as luzes para ver um mundo melhor. Hora do Planeta 2011”

A Hora do Planeta é um ato simbólico, promovido no mundo todo pela Rede WWF, no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global, apagando as suas luzes durante sessenta minutos. Você pode fazer isso em sua casa, rua, cidade, empresa, escola ou qualquer outro local.

Em 2010, mais de um bilhão de pessoas em 4616 cidades, em 128 países, apagaram as luzes durante a Hora do Planeta. Monumentos como Cristo Redentor, Torre Eiffel, London Eye, Fontana de Trevi e Empire State foram alguns dos 1383 ícones que ficaram no escuro por 60 minutos. A expectativa para 2011 é ultrapassar a marca do último ano.

A Hora do Planeta 2011 será no dia 26 de março (sábado), das 20h30 às 21h30.

O itu.com.br, que divulgou a campanha em 2009 e 2010, decidiu este ano fazer mais: uma pesquisa em Itu com estabelecimentos turísticos, institucionais, comerciais, educacionais e com o próprio cidadão, através do twitter e Facebook, para saber como a cidade se mobilizará para participar da Hora do Planeta. Acompanhe e integre-se a este evento mundial em prol da conscientização e ação por um planeta mais saudável.

Em Itu

Assim como fez em 2010, o Plaza Shopping Itu participará mais uma vez da Hora do Planeta, desligando o totem de 84 metros de altura, no horário marcado.

A Fazenda Capoava também adere à campanha pelo segundo ano consecutivo. O jantar será servido aos hóspedes com luz de velas e as luzes do jardim e dos espaços sociais também ficarão apagadas. “Deixaremos aceso apenas o imprescindível, como por exemplo os caminhos até os chalés”, avisa a gerente Beatriz Almeida Prado.

O Colégio Monteiro Lobato, que tem trabalhado o tema meio ambiente ao longo do ano, já está mobilizando os alunos com a campanha Hora do Planeta. “Acreditamos que é uma oportunidade incrível para ampliarmos nossas ações para além dos muros da escola”, comenta a diretora Joyce Barsotti. 

O Restaurante Cafundó também vai aderir à campanha, servindo os clientes à luz de velas no dia 26,  entre 20h30 e 21h30. O local, que já é charmoso, ficará ainda mais achochegante!

O Núcleo de Cultura - Unidade Itu - Método DeRose também está em sintonia com a campanha. “Todo ano o Blog do deRose chama para esta campanha, incentivando toda a rede de pessoas a participar”, diz Carla Mader, proprietária do instituto.

O Camping Carrion também vai aderir ao romantismo, promovendo um jantar a luz de velas para os campistas no horário da campanha.

A Dio Santo Pizzeria Delivery comprometeu-se a integrar a campanha. “Inclusive, já temos como rotina trabalhar das 16 às 18 horas com as luzes apagadas, apesar da pouca luminosidade da casa”, comenta o proprietário Tiago Simões.

A Fazenda Cana Verde também apagará as luzes da pousada durante a Hora do Planeta. O charmoso local já se compromete com o meio ambiente, através da reciclagem de plásticos, vidros e latinhas. “Espero que todos estejam fazendo um pouco!”, diz a proprietária Alice.

A Mega Sistemas Coorporativos enviou informativos para todos os colaboradores, incentivando-os a aderir à Hora do Planeta.

As luzes do Centro Administrativo Municipal de Itu serão desligadas, durante os 60 minutos. O local ficará iluminado apenas por velas.

Quem mais?

Sua instituição, empresa, ong ou estabelecimento vai participar? Mande as informações para nós pelo [email protected] que elas serão divulgadas nessa matéria.

Site horadoplaneta.org.br
Hora do planeta mobiliza milhares de cidades e dezenas de países
Comentários