Sustentabilidade

Publicado: Sábado, 19 de março de 2011

Conscientização e protesto marcam III Caminhada Ecológica pelo Tietê

Organizadores pediram a limpeza imediata do rio Tietê.

Crédito: Tamara Horn / www.itu.com.br Conscientização e protesto marcam III Caminhada Ecológica pelo Tietê
Crianças da Ong João de Barro participaram da caminhada e demonstraram empolgação

Veja as fotos desta notícia no Flickr

A III Caminhada Ecológica pela Estrada Parque foi marcada por conscientização e protestos, no dia 19 de março. A mobilização reuniu os municípios de Cabreúva, Itu, Salto e Porto Feliz numa ação conjunta contra a poluição do rio Tietê, contra a construção da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) e ainda para alertar sobre as mudanças negativas propostas para o Código Florestal, em andamento no Congresso Nacional.

O evento fez parte da III Jornada pelo Tietê e contou com a participação de estudantes, ONGS e autoridades, reunindo cerca de 3.500 pessoas, mais que no ano de 2010. “Nós já possuímos projetos de conscientização das crianças sobre a importância da preservação do meio ambiente. Por isso decidimos trazê-las, para que possam começar a se engajar nessa batalha”, conta Diana Galvão, da Ong ituana João de Barro.

Durante a caminhada de 8 quilômetros de ar puro e muito verde pela Mata Atlântica do parque, a organização garantiu o apoio e a segurança dos participantes, bem como o reabastecimento de água e frutas. Depois, os caminhantes puderam relaxar ao som da Orquestra de Viola de Cabreúva e deixar recados sobre a importância da natureza e da mobilização contra a poluição, em um grande painel.

Em seguida, um a um dos organizadores do evento discursou e exigiu a limpeza imediata do Rio Tietê. Eles afirmaram que não irão mais aceitar explicações para a demora de uma solução. “O rio faz parte da nossa história, guarda riquezas e poderia servir para nos abastecer. A partir de agora é tolerância zero com esse descaso”, afirmou revoltada Maria Helena Scavoni, secretária do meio ambiente de Cabreúva.

A ação contou com o apoio e a benção da igreja católica, que aproveitou para divulgar a Campanha da Fraternidade de 2011, que novamente tem o meio ambiente como tema.

Jéssica Ferrari/www.itu.com.br
Patricia Otero fala sobre o evento


Jéssica Ferrari/www.itu.com.br
Maria Helena Scavoni comenta o descaso com o Rio Tietê

Leia mais: www.jornadapelotiete.org.br/futuro/

Comentários