Região

Publicado: Quarta-feira, 9 de março de 2011

Campanha da Fraternidade lança tema de 2011 em Porto Feliz

Pela quarta vez, o assunto abordado será questão ambiental.

Crédito: Campanha da Fraternidade Campanha da Fraternidade lança tema de 2011 em Porto Feliz
A fim de chamar a atenção da sociedade e autoridades para a importância de preservar a natureza, a campanha segue pela quarta vez abordando o meio ambiente

A Campanha da Fraternidade (CF) foi lançada na Celebração de Cinzas, marcando o início da Quaresma em Porto Feliz. Nas Igrejas Matriz Nossa Senhora Aparecida, São João Batista e Mãe dos Homens realizaram missas abordando a temática da Igreja neste ano.

A CF pela quarta vez, aborda a questão ambiental, chamando atenção da Sociedade e autoridades para a importância de preservar a natureza. Dom Eduardo, arcebispo de Sorocaba, em entrevista à imprensa, ressaltou a importância de "todos se voltarem para esta questão", pois os "recursos naturais estão partindo para o esgotamento e destruição". O arcebispo enfatizou: "é a Fé que motiva o ser humano a estas reflexões. Os filhos de Deus não podem destruir as Criações de Deus", ele recomendou a leitura e estudo do texto base da CF 2011, como subsídio para colocar a Campanha em prática.

Em Porto Feliz, segundo estimativa da Pastoral da Comunicação, pelo menos dois mil católicos participaram das missas e celebrações de Cinzas nas comunidades urbanas e rurais, onde a Campanha da Fraternidade foi lançada.

Padre Washington da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, convidou a todos a participarem desta campanha, lembrando o aquecimento global e as mudanças climáticas. O Sacerdote também disse "que se engana quem acha que somente as grandes indústrias poluem e destroem a natureza". Pediu a todos que através de pequenos gestos, ajudem a preservar a natureza, "não jogando um papel de bala no chão... necessitamos de uma grande conversão social, a conversão para que todos possam cuidar daquilo que é de todos" disse.

Quaresma

Quaresma é a época em que muitos católicos deixam de fazer aquilo que gostam e passam por algum sacrifício. O período é dedicado também a solidariedade. Muitos vão além do fato de se abster de carne na quarta-feira ou na sexta-feira, arrecadam alimento para aqueles que passam por dificuldade.

Fortalecer a espiritualidade é o principal objetivo da quaresma, segundo a igreja católica. Para isto acontecer não precisa ser apenas com o jejum de carne. Caridade e ajuda aos mais pobres também são formas de passar bem por este período de 40 dias, chamados para a conversão.

Durante a Quaresma, a Igreja oferece mais opção de atendimento a confissão, os horários estão sendo divulgados durante as missas e estão disponíveis na secretaria paroquial de cada Matriz. Missas Penitenciais também foram programadas para todas as sextas-feiras às 5h30, na Matriz Nossa Senhora Aparecida e na Matriz Mãe dos Homens.

Comentários