ponto-turístico-orelhao

22 de março: Dia Mundial da Água

Publicado: Quinta-feira, 22 de março de 2012 por Camila Bertolazzi

Leia dicas e curiosidades sobre esse elemento tão precioso!

divulgação
Foto
0,007% do total de água do planeta são para o consumo de mais de seis bilhões de pessoas

No Dia da Água vamos comemorar e nos lembrar, assim como fazemos nos outros 364 dias do ano, sobre esse elemento essencial à nossa vida. Lembramos diariamente que ela está presente em 70% do nosso corpo. Lembramos todos os dias que apenas 0,007% do total da água do planeta está disponível para o consumo dos quase sete bilhões de habitantes. Lembramos da "Declaração Universal dos Direitos da Água" e das razões da ONU ter criado, em 1992, o Dia Mundial da Água. Lembramos? Todo dia? Toda semana? Todo mês? Ou será que, pelo menos uma vez por ano, no dia 22 de março, seria justo parar para pensar em um dos nossos principais tesouros?

Nosso planeta tem cerca de dois terços só de água. Pela lógica, existe água sobrando para a população. E até parece um absurdo falar em crise da água. Mas não é bem assim. 97% da água do planeta são água do mar, imprópria para ser bebida ou aproveitada em processos industriais; 1,75% é gelo; e 1,24% está em rios subterrâneos, escondidos no interior do planeta. O que resta para o consumo é pouco e está cada vez mais escasso.

Some-se a isto o despejo de lixo e esgoto sanitário nos rios, ou ainda as indústrias que jogam água quente nos rios - o que é fatal para os peixes. A pouca água que existe fica ainda mais comprometida. Isto exige a construção de estações de tratamento de esgoto e dessalinização, por exemplo. E exige conscientização para que se evite o desperdício e a poluição, principalmente nas grandes cidades. Leia dicas para evitar o desperdício!

Uma questão que concerne especialmente ao Brasil, como grande potência do agronegócio que é, é sobre o incremento da produtividade do uso da água na produção de alimentos. Por aqui, a atividade responde por 70% do consumo de água e também é apontada entre as que contribuem para a contaminação das fontes hídricas. Estimativas indicam que, para cada quilo de arroz produzido, são gastos quase dois mil litros de água. Já a produção de um quilo de soja, a nossa principal commodity, consome 1,8 mil litros.

“Melhorar esses indicadores é importante não apenas para evitar um colapso no abastecimento futuro, mas também para assegurar que a produção de alimentos será compatível com o crescimento populacional esperado. Uma medida simples e que já poderia estar valendo é incentivar os agricultores a utilizar técnicas mais eficientes de irrigação, como a por gotejamento, em substituição à irrigação por aspersão, a mais utilizada atualmente”, afirma Carlos Lemos da Costa, engenheiro e consultor sobre o uso racional da água.

Com o objetivo de chamar a atenção para a questão da escassez da água e, consequentemente, buscar soluções para o problema, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu, em 1992, o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. Por conta disso, a ONU também elaborou um documento intitulado "Declaração Universal dos Direitos da Água", que trata desse líquido como a seiva do nosso planeta.

Ações em Itu e região

A “Semana da Água em Itu”, evento promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente que busca sensibilizar a sociedade sobre a situação dos mananciais, estimular a pesquisa e a participação dos cidadãos nos processos de gestão das águas, acontece entre os dias 20 e 27 de março. Confira a programação completa!

Em Salto, para comemorar a Semana da Água, será realizado no dia 25 de março, das 8h30 às 12 horas, o evento “Água: fonte de vida e saúde!”, no Parque do Lago. O objetivo é o caráter sócio educativo, visando o uso racional dos recursos hídricos, integração com a natureza e saúde pública. O público esperado é, na sua maioria, crianças e jovens e demais membros da comunidade.

A Semana das Águas de Porto Feliz acontece entre os dias 19 e 24 de março. O símbolo da campanha deste ano será o Ribeirão Avecuia – principal manancial que abastece a cidade. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Sustentável, os eventos concentrarão suas ações na educação ambiental. Confira!

Em comemoração ao Dia Mundial da Água (22 de março), o Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE), a Secretaria de Educação e a Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente de Indaiatuba promoverão um um estudo do meio na Represa do Cupini. Ele será realizado por 50 crianças do Projeto Meio Ambiente, da Emeb “Professor Wlademir Olivier”, do Jardim Oliveira Camargo.

Leia mais:
>> Artigo sobre o Dia Mundial da Água, por Marina Silva

Tags: água, meio ambiente, dia mundial da água, itu, salto, porto feliz, tatuí

Ranking

Notícias mais lidas

  1. 1. Secretaria de Meio Ambiente e Fatec firmam parcerias

Período: últimos 7 dias