Economia & Negócios

Publicado: Quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Itu recebe conceito máximo em avaliação da Caixa

Cidade ganhou classificação AA no rating da instituição.

Crédito: Decom/Prefeitura de Itu Itu recebe conceito máximo em avaliação da Caixa
Prefeito Tuíze recebe a certificação das mãos do superintendente regional da Caixa

Nesta quarta-feira, dia 17 de dezembro, o prefeito Antônio Tuíze recebeu das mãos do superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Sandro Vimer Valentini, a certificação anual do município no rating da instituição financeira. Segundo a avaliação, Itu obteve o conceito AA – única cidade deste porte em todo o estado a receber classificação máxima.

O rating é a atribuição de uma nota para a classificação de risco que estima a saúde financeira do município, ou seja, a capacidade e disposição que o governo municipal tem de honrar seus compromissos futuros perante seus credores. Em avaliações dos dois anos anteriores, a cidade já havia obtido o conceito A. Essa é a primeira vez que Itu conquista a nota AA.

“A saúde financeira das contas públicas de Itu recebe mais uma avaliação positiva com essa nota concedida pela Caixa Federal. Essa certificação, reconhecida nacionalmente, destaca o trabalho realizado por nossa administração e coloca a cidade em destaque perante outros municípios do Brasil”, disse o prefeito Tuíze.

“Manter o padrão A em um ano de muitos desafios para os municípios já é uma conquista, mas conseguir evoluir para o conceito máximo é uma grande vitória cujo reconhecimento merece ser compartilhado e comemorado por todos na cidade”, declarou o superintendente regional da Caixa.

Segundo o secretário municipal de Finanças, Valfrido Miguel Carotti, o poder público realiza o monitoramento mensal das atividades econômicas no município, procurando agir quando há eventual indicação de quedas. “Assim conseguimos evitar surpresas na realização orçamentária”, explicou.

Mais ICMS para 2015

Contrariando o cenário atual de retração econômica, os índices oficiais divulgados pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo apontam, para 2015, um aumento de 2,0096% nos repasses do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), em função das atividades econômicas desenvolvidas em Itu.

Comentários