Economia & Negócios

Publicado: Quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Inadimplência com cheques atinge 2,24% em julho

Este é o maior nível desde o início da série histórica.

O percentual de devoluções de cheques pela segunda vez por insuficiência de fundos foi de 2,24% no mês de julho, é o que revela o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos. No mesmo mês do ano passado, esse percentual foi de 2,03%. Este é o maior nível de inadimplência para o mês de julho deste o início da série histórica em 1991. Foi uma alta também em relação ao mês de junho/14, quando a inadimplência com cheques foi de 1,92%.

Já no acumulado dos primeiros sete meses deste ano, o percentual de devoluções foi de 2,11%. No mesmo período do ano passado, esse percentual foi de 2,07%.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a alta da inadimplência com cheques revela a maior dificuldade que o brasileiro está tendo para honrar com seus compromissos financeiros no início deste segundo semestre do ano. Estagnação da economia, juros elevados, inflação ainda em patamar desconfortável e enfraquecimento do mercado de trabalho são alguns dos elementos que contribuem para esta elevação.

Nos Estados e regiões

Roraima liderou o ranking estadual dos cheques sem fundos nos primeiros sete meses de 2014, com 12,13% de devoluções. O Amazonas, por sua vez, foi o estado com o menor percentual (1,15%). Entre as regiões, a Norte foi a que liderou o ranking, com 4,31% de cheques devolvidos, ao passo que a região Sudeste foi a que apresentou o menor percentual (1,62%).

Comentários