Economia & Negócios

Publicado: Quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Gastos com salões de beleza por brasileiros ultrapassam R$20 bi ao ano

Estudo foi realizado pela FecomercioSP.

Anualmente as famílias brasileiras gastam R$20,3 bilhões com serviços de cabeleireiros, manicure e pedicure. O maior volume de consumo está na classe C, com R$11,8 bilhões, enquanto o valor médio de consumo das famílias corresponde a R$369,27. Já as famílias pertencentes à classe A são as que têm o maior valor médio de consumo, com R$1.310,38 por ano, quantia 15,6 vezes maior do que a despesa média da classe E (R$83,95).

Os dados - que compõem o estudo realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) - consideram os serviços de barbeiro, cabeleireiro, barba e corte de cabelo, além dos serviços de manicure e pedicure. As informações foram estimadas com base na Pesquisa de Orçamento Familiares (POF), do IBGE.

No comparativo por renda, após a classe C, a A é que mais investe nestes serviços, com o montante de mais de R$3 bilhões, seguida da B, com cerca de R$2,9 bilhões, enquanto os consumidores da classe D despendem de R$1,4 bilhão e da E, R$1,1 bilhão.

Apenas no Estado de São Paulo, o total dos gastos estimados com cabeleireiros é de R$6,26 bilhões, o que representa 31% das despesas das famílias em todo o país. No âmbito paulista, a classe C também é que a mais consome, com mais de R$3,7 bilhões por ano.

Comparando com outras despesas, o valor de R$20,3 bilhões gasto com cabeleireiros é superior ao montante anual das famílias com alimentos básicos como aves e ovos, que é de R$19,86 bilhões. Os gastos com cabeleireiros também são 18% superiores às despesas com cursos regulares de educação (da pré-escola ao segundo grau) que são de R$17,24 bilhões. Já as classes D e E investem na aquisição de imóveis R$3,11 bilhões, praticamente a mesma quantia investida pela classe A em salões de beleza (mais de R$3 bilhões).

Acima da inflação

No estudo realizado sobre os gastos com cabeleireiros em 2012, a FecomercioSP constatou que o consumo deste serviço no país estava estimado em R$18 bilhões, valor atualizado para o final daquele ano. A inflação dos setores de cabeleireiros, manicure e pedicure entre 2013 e 2014 foi de 18%, ou seja, 4,75% acima da média. Portanto, as famílias teriam de gastar R$965 milhões a mais que os R$20,3 bilhões para manter, em 2015, o mesmo padrão da despesa com esses serviços que utilizaram em 2012.

É importante ressaltar que, da mesma forma que os números em 2012 sinalizavam claramente para a massiva utilização destes serviços pelos ganhos de renda da classe média, atualmente é nítida a dificuldade que essa classe encontra no atual cenário econômico adverso para manter o padrão anterior alcançado nos anos de crescimento do país.

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