Cultura

Publicado: Sábado, 1 de fevereiro de 2014

Exposição do Museu da Música valoriza a cultura afro-brasileira

Mostra revela a criatividade da música dos negros em Itu.

Crédito: Fernanda de Francisco Exposição do Museu da Música valoriza a cultura afro-brasileira
A exposição revela, entre imagens e objetos, a criatividade da música dos negros em Itu

O Museu da Música – Itu mantém aberta até maio a mostra “Do Batuque ao Entrudo”. A exposição, que foi inaugurada no dia 19 de novembro de 2013 (véspera do Dia da Consciência Negra) revela, entre imagens e objetos, a criatividade da música dos negros em Itu, desde o século XIX, com destaque para o samba de terreiro e o carnaval.

O evento – Samba de terreiro de Itu – estudado pelo Prof. Otávio Ianni, é uma marca da atividade cultural dos afrodescendentes de Itu, objeto de estudos e de busca de referenciais na memória da comunidade local. Era realizado na celebração do ano novo e no dia 13 de maio, data da Abolição da Escravatura.

A mostra também revela uma brincadeira tradicional do Carnaval ituano – o entrudo – com suas laranjas de cheiro, que eram arremessadas entre os participantes da festa de rua. Em exposição uma raríssima fôrma para a laranja de cheiro, da coleção do Museu da Música, que pertenceu à família Lobo.

A mostra tem apoio cultural do Instituto Cultural de Itu e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, no Museu da Música – Itu, localizado à Rua Floriano Peixoto, nº480, Centro, com entrada franca. É oportunidade também para se conhecer a mostra “A moda da viola”, que valoriza a temática da música caipira.

OBS.: Durante os dias de Carnaval, por questões de segurança, a mostra permanece fechada, reabrindo na quarta-feira de cinzas. 

Comentários