Cultura

Publicado: Segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Museu da Música expõe cultura caipira por meio da moda de viola

Exposição foi aberta com apresentação da Orquestra Ituana.

Crédito: Renata Guarnieri/Prefeitura de Itu Museu da Música expõe cultura caipira por meio da moda de viola
Orquestra Ituana de Viola Caipira em frente ao Museu da Música

A Orquestra Ituana de Viola Caipira abriu a exposição “A Moda da Viola” no Museu da Música, em apresentação realizada na noite de 7 de novembro, encantando aos que passaram pela rua Floriano Peixoto, nas proximidades da Praça Padre Anchieta (Bom Jesus). A exibição teve início em frente ao Museu e seguiu pelas ruas até o Espaço Fábrica São Luiz.

Com sorrisos no rosto e ares de surpresa, as pessoas pararam para assistir a um espetáculo tradicionalmente típico do interior e que ainda emociona. O vice-prefeito Neto Beluci, a secretária municipal de Cultura, Allie Marie Queiroz e o presidente do Museu da Música, Luis Roberto de Francisco, acompanharam o público que prestigiou o evento. Após se acomodar no Espaço Fábrica São Luiz, a orquestra apresentou tradicionais músicas brasileiras.

“Sou do interior, tenho orgulho disso e sempre que ouço o som da viola me emociono, ele me traz boas lembranças”, comentou o vice-prefeito, Neto Beluci.

Ainda durante a abertura do evento, em frente ao Museu da Música, Luis Roberto lembrou que a exposição tem como intuito fomentar, principalmente nas crianças, o orgulho de sua cultura por meio da viola caipira, da catira, do seu linguajar, forma de ser e pensar. “Em meio a tantos jogos virtuais e tecnologia, temos que incentivá-los a preservar o que é de sua tradição”, concluiu.

A exposição

A exposição “A moda da viola” valoriza o tema da música tradicional caipira, originária da nossa região, um dos elementos mais significativos da tradicional cultura paulista. A mostra reúne textos, imagens, objetos sobre a prática da viola caipira, e é o resultado de um processo de pesquisa sobre um gênero de música muito antigo para a nossa região, mas pouco registrado, já que, geralmente, não se usa partituras para a moda violeira.

A mostra pretende atender cerca de dois mil alunos que participarão de ações educativas oferecidas gratuitamente. “Transmitindo a tradição caipira para as crianças vamos manter a raiz da nossa cultura viva, pois compartilhamos da mesma história e precisamos passar isso para as crianças e, a partir disso, construir um futuro que preserve nossa memória”, concluiu a secretária municipal de Cultura de Itu, Allie Marie Queiroz.

A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, no Museu da Música, que fica na rua Floriano Peixoto, 480, Centro, Itu. A entrada é gratuita.

Comentários