Cultura

Publicado: Terça-feira, 5 de julho de 2011

Curso de teoria museológica será realizado em Itu

As aulas serão ministradas por Emerson Ribeiro Castilho.

O Museu da Música – Itu, por meio do Instituto Cultural da cidade, promoverá o primeiro módulo de um curso de teoria museológica entre os dias 27 e 29 de julho, das 13 às 18 horas. Clique aqui para conferir a programação completa

Uma das metas do treinamento, que é aberto a toda a comunidade interessada no tema, é discutir as teorias e ampliar a formação de técnicos em museus. O curso não exige formação na área.

O responsável pelo projeto é o museólogo ituano, Emerson Ribeiro Castilho, que atualmente está encerrando o Mestrado (UNIRIO) na área. Castilho possui bastante intimidade com as discussões mais recentes sobre a teoria museológica, tema que pretende abordar em contraponto a outras visões. 

O curso conta com apoio do Colégio Almeida Júnior, que abrigará o evento, e do portal Itu.com.br.  

Inscrições

O valor para se cadastrar no curso é de R$ 50 (R$ 40 para funcionários de museus e estudantes de graduação). As inscrições podem ser feitas através do preenchimento do formulário, que deve ser enviado posteriormente para o e-mail museudamusica@itu.com.br. Ou diretamente na sede do Museu. Os cadastros ficam abertos até o dia 22 de julho.

Curso de teoria museológica

O curso de teoria museológica, neste primeiro módulo, abrange os princípios básicos da museologia; tem como meta apresentar em linhas gerais o conceito museu e suas principais funções, explicar o surgimento da Museologia como campo disciplinar e os movimentos que resultaram no seu processo de consolidação.

Emerson Ribeiro Castilho

Museólogo formado pela Escola de Museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO (2008). Tem experiência na área de Museologia, com ênfase em Museografia, Comunicação, Educação, Artes e Conservação.

Atualmente, é graduando do curso de História (UNIRIO), e mestrando da quinta turma do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio PPG-PMUS.

Trabalha desde 2003 ligado a diversas instituições culturais cariocas, tais como: Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Fundação Eva Klabin (FEK), Museu Histórico Nacional, Museu Nacional de Belas Artes, Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB-RJ), Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ), Instituto Oi Futuro, entre outras.

Participou do último encontro do Comitê de Museologia do ICOM para América Latina e Caribe – ICOFOMLAM, em Buenos Aires (2010) com a apresentação e publicação da pesquisa: Abordagens do Museu como Ato Criativo: Museu de Artes de São Paulo – Gênese e Lugar na Museologia Brasileira.

Museu da Música – Itu

Criado em 2007, o espaço pretende desencadear na região do Médio Tietê ações museológicas de pesquisa, preservação e comunicação dos referenciais musicais das diversas comunidades, contribuindo para o fortalecimento da cultura local, e consequentemente da cidadania, no encontro com seu passado e reconhecimento de seu papel social. O museu tem em seu acervo partituras, imagens e gravações que permitem o acesso das comunidades à sua memória musical. O espaço fica localizado na rua Floriano Peixoto, 480, Itu.

Comentários

Ariza Centro Veterinrio