Cultura

Publicado: Terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Centro de Estudos Brasileiros Nelson Werneck Sodré é inaugurado

Entidade estimula o gosto pela história à luz de seu patrono

Crédito: Deborah Dubner / itu.com.br Centro de Estudos Brasileiros Nelson Werneck Sodré é inaugurado
Filha e esposa de Nelson Werneck Sodré celebram a data

Veja as fotos desta notícia no Flickr

Um final de tarde com muita emoção marcou a véspera das comemorações do aniversário de 401 anos de Itu. Trata-se do Centro de Estudos Brasileiros - Nelson Werneck Sodré (CEB-NWS), um novo departamento que integra o Instituto Cultural de Itu , entidade que existe desde 1999 e em 2007 criou o Museu da Música-Itu.

O Centro de Estudos Brasileiros terá por objetivo o desenvolvimento de estudos acerca da história e da cultura brasileira à luz da obra de seu patrono, Nelson Werneck Sodré, de quem se comemora o centenário de nascimento em 2011.

A instalação oficial do Departamento CEB-NWS ocorreu no dia 1º de fevereiro, nas dependências do Museu Republicano Convenção de Itu, com a presença de representantes importantes da cultura ituana: secretário de cultura Jonas de Souza, professor Luís Roberto de Francisco (Presidente do Instituto Cultural de Itu), Jair de Oliveira (Vice-Presidente do Instituto Cultural de Itu), professora Maria de Lourdes Sioli (Curadora do Museu da Música),  Durce Gonçalves Sanches e Allie Marie Queiroz.

A data escolhida é de muito significado para a família de Nelson Werneck Sodré, pois foi neste dia que o historiador casou-se com Yolanda Frugoli Sodré, em 1935, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária. Yolanda participou da inauguração e foi homenageada pelos presentes, em especial por sua filha, a doutora Olga Regina Frugoli Sodré, que na ocasião tomou posse como diretora do novo Departamento.

O encontro oficializou também o Ano Nelson Werneck Sodré, através de decreto municipal, e que deverá encerrar-se em 2 de fevereiro de 2012.

Alan Dubner / www.itu.com.br
Olga Sodré explica sobre o movimento e criação do Centro de Estudos Brasileiros - Nelson Werneck Sodré
Comentários