Cinema

Publicado: Segunda-feira, 6 de agosto de 2012

"Caro Francis" desvenda o ícone do jornalismo opinativo brasileiro

Nelson Hoineff dirige o documentário.

"Caro Francis" desvenda o ícone do jornalismo opinativo brasileiro
Paulo Francis faleceu em 4 de fevereiro de 1997

Por Leandro Sarubo

O brasileiro é naturalmente adepto ao conchavo. Ao acobertamento. Ao silêncio escuso. Ao oportunismo barato. Este temperamento viciado e covarde, carregado em berço esplêndido, jamais acabará. É fator de identidade nacional. Tão influente quanto o batuque em nossas manifestações artísticas, é o atestado para o fisiologismo de nossos líderes.  Não por acaso, sempre encontrou poucos opositores. Cada vez mais raros.

Franz Paul Trannin da Matta Heilborn, o Paulo Francis, era um desses incomuns exemplares avessos ao conformismo e ao caráter flexível dos brasileiros. Do trotskismo ao casamento com o capitalismo, nunca traiu o princípio básico para a construção de um país maiúsculo. A manifestação. A troca de ideias. A fundamentação da opinião.

“Caro Francis”, documentário de Nelson Hoineff, carrega em seus 98 minutos a alma do jornalismo opinativo brasileiro. Paulo Francis, por décadas, foi soberano no dever de opinar. Em todas as empresas onde trabalhou, sempre fez uso de uma única matéria-prima: a ousadia de discutir. Debater. Sem medo de mudar de ideia. 

Diferentemente do esperado pelos detratores, o roteiro do documentário não foge de tópicos desagradáveis nem romantiza o caso Petrobrás. Os amigos participam, claro, mas não houve qualquer restrição aos inimigos. Até mesmo Fernando Jorge, que sempre acusou o jornalista de ser plagiário, participou. Para repetir a mesma acusação de sempre, mas participou. O fracasso literário de Francis foi outro assunto honestamente abordado. Como era de se esperar, a lente que abordou o profissional da opinião permitiu ao espectador opinar sobre o homem retratado. Crítica é apenas crítica, afinal. 

Em um país como o Brasil, onde os blogueiros sentem orgulho de defender o governo,  o jornalismo virou sinônimo de bajulação e o pluralismo se tornou desculpa para perseguir veículos de comunicação com orientações ideológicas diferentes, o Caríssimo Paulo Francis faz mesmo muita falta. 

Comentários