Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Um novo Brasil ?

Pesquisas e estudos dão conta de que cerca de vinte e seis milhões de brasileiros, se evadiram da classe D para C.

Ajudam a comprovar o avanço os próprios meios comerciais que se vêem favorecidos com esse novo contingente de consumidores a se transpor para um patamar de artigos e bens de melhor qualidade.

E onde mora essa gente?

Na imensa maioria, nos arredores dos centros urbanos, com o curioso destaque de que, conquanto se vistam e se alimentem bem melhor que outrora, de lá não querem sair. Em matéria de costumes e hábitos familiares, optam por manter os de sempre. Nem mesmo a eventual aquisição de um carro os impele a se mudar.

Sem nenhuma condição de analista econômico ou social, ocorre de pronto uma conclusão inevitável, a dos bons resultados de tão expressiva evolução, a melhor e mais eficiente para aos poucos minorar a violência. A agressão social pelo banditismo deriva justamente e na fonte exatamente da miséria, quem não sabe? 

Os próprios filhos dessa categoria social que ora emerge e para melhor, passam a ter também ensino de qualidade, como consequência natural da nova e promissora situação dos pais.

Tampouco preocupa este enfoque buscar do ponto de vista político, de que medidas nasceram tão evidentes melhorias. Vale mesmo é concluir agradavelmente pelo sucesso desse fenômeno, eis que vinte e seis milhões de brasileiros não são meia dúzia.

Logicamente em havendo continuidade na aplicação de planos e programas que permitam continuação nessa linha, os efeitos serão ainda maiores e mais rápidos.

Proporcionar condição de vida digna a todos é a grande meta, porque os frutos beneficiam a toda população, rica, pobre e aquela em evolução patente.
Boa para todos.

Também divulgados levantamentos procedidos no estado do Rio Grande do Sul, que constataria a plena capacidade daquela unidade federativa de que, empenhada de fato, teria total possibilidade de erradicar ali a miséria, com seus próprios recursos. 

A ser verdade, passaria o Rio Grande a se espelhar como uma espécie de “união européia” incrustada no solo americano. Os gaúchos em suma viram-se, diz a notícia, capazes de trazer à tona da vida normal e decente todos os seus habitantes que simplesmente vegetam, em redutos sem qualquer higiene e desprovidos dos requisitos mínimos de dignidade.

Um novo Brasil à vista?

Comentários