O jornal "A Federação" completou 100 anos
No dia 30 de abril, foi lançada a edição comemorativa dos cem anos do jornal "A Federação", que incluía a reprodução da primeira edição do jornal. Com 5.211 edições publicadas é o mais antigo veículo religioso em funcionamento de que se tem notícia. Três de maio foi o dia do seu centenário.
Deborah Dubner
No último sábado, dia 30 de abril, foi lançada a edição comemorativa dos cem anos do jornal “A Federação”, que incluía a reprodução da primeira edição do jornal. No evento comemorativo que ocorreu na própria sede do jornal foram homenageados diversos colaboradores, em especial o Sr. Ednan Mariano Leme da Costa. O Presidente da Associação São Paulo da Boa Imprensa (mantenedora do jornal), Sr. Amauri Antonio de Almeida, entregou troféus aos homenageados. Dom Amaury, ao ser homenageado, fez um comovente relato de seu encontro com o Papa Bento XVI. Mylton Ottoni presenteou “A Federação” com um fac-símile do arquivo de 1908 que faltava à coleção do jornal. Roberto Machado Carvalho lançou o livro “A Federação”, organizado por ele, sobre o centenário do jornal. O livro se encontra a venda na editora Ottoni.
No dia 03 de maio, dia do aniversário do seu centenário, foi celebrada pelo Exmo. e Revmo. Dom Gil Antonio Moreira, Bispo Diocesano de Jundiaí, a Santa Missa em Ação de Graça, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária.
História
Mais homenagens
No dia 29 de abril o jornal foi homenageado pela ACADIL (Academia Ituana de Letras) e pela Faculdade Prudente de Moraes. Compareceram ao evento dezenas de pessoas relacionadas à imprensa da cidade, incluindo os alunos de jornalismo da faculdade.
Além de homenagear o jornal "A Federação", o evento também parabenizou o jornal "Periscópio" pelos quarenta anos de jornalismo que completará no dia 19 de junho.
Um vídeo-documentário produzido pelos estudantes do quarto ano de Jornalismo contou um pouco da história dos dois jornais, que está unida à história de Itu.
No dia 3 de maio de 1905 foi publicada a primeira edição do jornal "A Federação", fundado pelo Padre Elisiário de Camargo Barros com a colaboração dos doutores Augusto César de Barros Cruz, Luiz Gonzaga Novelli, Francisco Nardy Filho, Manoel Maria Bueno e Antonio Nardy Neto.
O jornal "A Federação" está realizando um grande feito ao comemorar um século de existência. Com 5.211 edições publicadas, é o mais antigo veículo de imprensa religioso em funcionamento de que se tem notícia. Vale a pena ler a reprodução comemorativa e saborear a história. A história do Brasil, da igreja católica, da nossa língua (português), da imprensa, da propaganda e principalmente da nossa Ytú. Parabéns à "A Federação!"
O Periscópio é um pouco mais jovem. Fundado em 19 de junho de 1965 por cinco estudantes, o jornal conta atualmente com uma equipe de 113 funcionários para produção e distribuição das edições. Para a colaboradora Irene de Mattos, o jornal tem uma importância ímpar para Itu e para a região. "Os jornalistas são os historiadores do hoje. Cada edição de um jornal pode ser consultada para eventuais pesquisas históricas", explicou Irene, que tem duas colunas no jornal.
Fonte: > Veja fotos