Turismo

Publicado: Sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Itu e seus pontos turísticos

Itu e seus pontos turísticos

Com o título de Estância Turística, Itu reúne em uma só cidade várias atrações para visitantes de todas as idades. Por aqui há opções para quem busca o sossego e o tempero do interior, também para aqueles que gostam de aventuras e adrenalina, para os turistas em busca de história e cultura, ou para os que querem curtir momentos de lazer em contato com a natureza.

O município oferta diversos campings, fazendas, parques, praças, igrejas, museus, monumentos e outros pontos turísticos. Seja na cidade ou no campo, os visitantes podem contar ainda com a hospitalidade do interior nos restaurantes, pousadas e hotéis para todos os gostos e bolsos.

Diversas festas e comemorações tradicionais também são um convite à parte, reunindo milhares de turistas todos os anos. A religiosidade e fé são lembradas em eventos como o Estouro do Judas, o Desfile do Divino, a Procissão de Corpus Christi e outros. Já a gastronomia é destaque na Festa Italiana e na Festa da Comunidade Nipo-Brasileira, além das muitas quermesses. 

Destino turístico grandioso, em Itu se encontram roteiros imperdíveis para toda a família, envolvendo os segmentos de Turismo Rural, Turismo Pedagógico, Turismo Religioso, Ecoturismo, Turismo Cultural, Turismo de Aventura e muitos outros. Faça uma visita! 


> Principais pontos turísticos de Itu:

Itu e seus pontos turísticos

Bosque Alceu Geribello
Em pleno Bairro Brasil existe um verdadeiro oásis verde. Trata-se do charmoso Bosque Alceu Geribello, que é também um Centro de Educação Ambiental, destinado a todas as pessoas que querem aprender sobre natureza, qualidade de vida e sustentabilidade. 
Endereço: Rua Niterói, 133 - Bairro Brasil, Itu - SP
Telefone: (11) 4850-8074
E-mail: [email protected]

Itu e seus pontos turísticos

Casa da Praça
A "Casa da Praça" é um espaço de referência cultural na cidade, que oferece aulas de violão, desenho, teatro, artesanato, exposições e acervos culturais. Também sedia eventos e ações.
Endereço: Praça Padre Miguel (Matriz), 56 - Centro, Itu - SP
Telefone: (11) 4013-0855
 

Itu e seus pontos turísticos

Casa do Barão
O sobrado tem este nome porque serviu de moradia da família de Bento Dias Almeida Prado, o Barão de Itaim e sua esposa Ana Eufrozina. Atualmente, Casa do Barão é uma extensão do Museu Republicano "Convenção de Itu”, administrado pelo Museu Paulista.
Endereço: Rua Barão de Itaim, 140 - Centro, Itu - SP
Telefone: (11) 4023-0240 ou 4023-6533

Itu e seus pontos turísticos

Casa Imperial
Na Praça Dom Pedro, onde está o Cruzeiro de São Francisco, fica a belíssima Casa Imperial, que abrigou a Família Imperial nas ocasiões de suas visitas à região. Restaurada e conservada pela família Caselli, a casa é um dos marcos significativos das antigas residências de Itu.
Endereço: Praça Dom Pedro - Centro, Itu - SP

Itu e seus pontos turísticos

Cidade da Criança
A Cidade da Criança é um parque público de diversões despretensioso, mantido pela Prefeitura Municipal. O espaço foi criado para as crianças aproveitarem as horas vagas do dia com lazer e diversão.
Endereço: Rua França, 102 - Bairro Vila Roma, Itu - SP
Telefone: (11) 4013-0366

Itu e seus pontos turísticos

Conjunto Arquitetônico do séc. XIX
No Centro da cidade há um antigo conjunto arquitetônico do século XIX, construções espalhadas ao redor da Praça da Matriz, que preservam a memória das casas da época, que até hoje chamam a atenção pela beleza dos detalhes de suas estruturas.
Endereço: Praça da Matriz,Centro - Itu - SP
 

Itu e seus pontos turísticos

Cruzeiro de São Francisco
Na atual Praça Dom Pedro I fica o Cruzeiro de São Francisco erguido em cantaria, trabalho atribuído a Frei Antônio de Pádua, que é a única memória que resta do imponente conjunto formado pelas edificações do Convento e da Capela de Ordem Terceira.
Endereço: Praça Dom Pedro - Centro, Itu - SP
 

Itu e seus pontos turísticos

Eixo Histórico
As ruas do Eixo Histórico de Itu convidam você para um passeio pela história do Brasil. Considerada Berço da República, esta velha cidade de 400 anos guarda as lembranças de perseverança e fé dos primeiros povoadores do sertão. 
Endereço: Centro - Itu - SP
 

Itu e seus pontos turísticos

Espaço Cultural Almeida Jr.
O Espaço Cultural Almeida Júnior foi construído pelos Barões de Itu para sua residência na década de 1850. O casarão é o mais importante assobradado dos que ainda existem, e foi também residência da Baronesa de Itu.
Endereço: Rua Paula Souza, 664 - Centro, Itu - SP
Telefone: (11) 4022-5147

Itu e seus pontos turísticos

Espaço Ituano de Turismo e Cultura
Patrimônio arquitetônico e cultural da cidade, o prédio que abrigava o saudoso Ituano Clube ganhou novos ares sendo recuperado pelo Itu Casa Decor em 2014. Visando reabrir suas portas à população, dois anos depois ele foi transformado em um espaço cultural da cidade
Endereço: Praça Padre Miguel (Matriz), 118 - Centro, Itu - SP
 

Itu e seus pontos turísticos

Estádio Novelli Júnior
O Estádio Municipal "Doutor Luís Gonzaga Novelli Júnior", ou simplesmente Estádio Novelli Júnior, é um estádio de futebol localizado na cidade de Itu (SP), casa do Ituano Futebol Clube, clube bicampeão do Campeonato Paulista (2002 e 2014).
Endereço: Praça Washington Luiz, s/nº - Vila Nova, Itu - SP
 

Itu e seus pontos turísticos

Estrada Parque
Antiga Estrada dos Romeiros, a Estrada Parque guarda em cada curva de seu caminho uma trajetória de fé, história e beleza. Dentre as paradas obrigatórias, destacam-se fazendas, campings e restaurantes, além da Gruta da Glória e da antiga usina hidroelétrica.
Endereço: SP-312 - Itu - SP
 

Itu e seus pontos turísticos

Exageros de Itu
A Praça Padre Miguel (Matriz) abriga os "exageros" de Itu: um orelhão e um semáforo gigantes, que são cartões-postais da cidade. E também lojas de souvenirs temáticas.
Endereço: Centro - Itu - SP

 

Itu e seus pontos turísticos

Fábrica São Luiz
A Fábrica de Tecidos São Luiz foi a primeira a vapor do Estado de São Paulo e a segunda do Brasil. Funcionou por 100 anos, encerrando suas atividades em 1982. Tombada pelo Patrimônio Histórico, vem sendo restaurada desde 1997. Atualmente, a Fábrica é um grande complexo cultural e turístico para eventos e encontros.
Endereço: Rua Paula Souza, 492 - Centro, Itu - SP}
Telefone: (11) 4013-4554

Itu e seus pontos turísticos

Igreja Bom Jesus e Santuário
A Igreja do Bom Jesus teve como construtor o Padre Manoel da Costa Aranha. Durante muitos anos, serviu como Matriz de Itu. Abriga desde o princípio do século XX, o Santuário Central do Apostolado da Oração no Brasil.
Endereço: Praça Padre Anchieta - Centro, Itu - SP
Telefone: (11) 4022-3871

Itu e seus pontos turísticos

Igreja de Santa Rita
A Igreja Santa Rita é a construção urbana mais antiga da cidade. Inaugurada por Mathias do Rego, em 1728, conserva ainda a arquitetura original. Em seu interior, abriga a imagem de sua padroeira, Santa Rita de Cássia, responsável pela vinda de milhares de fiéis a Itu.
Endereço: Rua Santa Rita - Centro, Itu - SP
 

Itu e seus pontos turísticos

Igreja de São Benedito
A Igreja de São Benedito é a mais nova de todas as igrejas do centro histórico de Itu. São Benedito é também chamado de "O Mouro". Seu culto foi introduzido no Brasil pelos Franciscanos vindos de Portugal.
Endereço: Rua Santa Cruz - Centro, Itu - SP
Telefone: (11) 4022-4971

Itu e seus pontos turísticos

Igreja Matriz - Nossa Senhora da Candelária
A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária foi construída em 1780, sob orientação do Padre João Leite Ferraz. Recebeu depois, sucessivas reformas. Foi o primeiro bem tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no interior do Estado.
Endereço: Praça Padre Miguel - Centro, Itu - SP
Telefone: (11) 4023-0638

Itu e seus pontos turísticos

Igreja Nossa Senhora do Carmo
Localizada na Praça da Independência, no fundo de uma alameda de palmeiras reais, está a Igreja, Convento e Seminário de Nossa Senhora do Carmo, um dos conjuntos arquitetônicos mais importantes do município de Itu, declarado Patrimônio Histórico Artístico Nacional no ano de 1967.
Endereço: Praça da Independência - Centro, Itu - SP
Telefone: (11) 4023-1919

Itu e seus pontos turísticos

Igreja Nossa Senhora do Patrocínio
A Igreja do Patrocínio foi idealizada por Padre Jesuíno do Monte Carmelo. Ficou famosa a partir de 1859, quando passou a abrigar um Colégio para meninas, sob a responsabilidade das irmãs de São José.
Endereço: Praça Regente Feijó, s/nº - Centro, Itu - SP
Telefone: (11) 4013-7040 e 4013-7048

Itu e seus pontos turísticos

Monumentos Históricos
Itu abriga diversos Monumentos Históricos em sua área urbana e rural, inclusive em suas ruas centrais, que registram a história da cidade e do país. Muitos deles tombados, preservando suas características originais.
Endereço: Centro - Itu - SP
 

Itu e seus pontos turísticos

Museu da Energia - Núcleo de Itu
O Museu da Energia de Itu está situado em um sobrado construído em 1847 para uso residencial e que sediou, no início do século XX, a primeira companhia de distribuição de energia elétrica na região, a Companhia Ituana Força e Luz. 
Endereço: Rua Paula Souza, 669 - Itu - SP
Telefone: (11) 4022-6832

Itu e seus pontos turísticos

Museu da Música - Itu
Criado em 2007 o Museu da Música - Itu é uma instituição de guarda e pesquisa de referenciais sobre a produção e reprodução da música em Itu. É mantido pelo Instituto Cultural de Itu.
Endereço: Rua Floriano Peixoto, 480 - Centro, Itu - SP
 

Itu e seus pontos turísticos

Museu Republicano
O Museu Republicano "Convenção de Itu" guarda a memória do Partido Paulista Republicano. Possui um rico acervo de fotos, documentos, objetos e obras de arte.
Endereço: Rua Barão do Itaim, 67 - Itu - SP
Telefone: (11) 4023-0240 (agendar)
 

Itu e seus pontos turísticos

Parque Almeida Júnior
Com área total de mais de 20 mil metros quadrados, o Parque Almeida Júnior possui mirante com vista para as terras do Vale do Tietê, quadra recreativa, parquinho, pista e trilha para caminhada, praça para ginástica, horta e outros atrativos.
Endereço: Avenida do Parque, 271 - Com acesso pela rotatória da Avenida das Graças - Jardim Plaza Athénée, Itu - SP
Telefone: (11) 4850-7154

Itu e seus pontos turísticos

Parque Ecológico Chico Mendes
O Parque Ecológico Chico Mendes é localizado próximo à nascente do Córrego do Barreiro e com área aproximada de 242 mil m².
Endereço: Rua Lençóis Paulista, 156 - Cidade Nova, Itu - SP
Telefone: (11) 4850-8021
 

Itu e seus pontos turísticos

Parque Ecológico Taboão
O Parque Ecológico Taboão possui 41 mil m² metros e conta com quatro áreas de lazer, administração, centro de referência em sustentabilidade, estação para ginástica, pista de caminhada e playground.
Endereço: Av. Itu 400 anos, 77 - Itu Novo Centro, Itu - SP
Telefone: (11) 4025-1412 / 4850-9298 / 4850-9299

Itu e seus pontos turísticos

Parque Geológico do Varvito
O varvito de Itu é a mais importante exposição conhecida desse tipo de rocha na América do Sul. O monumento geológico foi inaugurado em 1995 e é patrimônio tombado pelo Condephaat.
Endereço: Rua Parque do Varvito - Há 1.400m do Centro Histórico - Pq. Nossa Sra. da Candelária, Itu - SP
Telefone: (11) 4850-7178 / (11) 4850-7203 Portaria

Itu e seus pontos turísticos

Poste da Paz
O Poste da Paz, um obelisco de quatro ou seis faces de dois metros e meio de altura, é parte do projeto internacional "The World Peace Prayer Society". Foi plantado na cidade de Itu em outubro de 2015.
Endereço: Praça Regente Feijó - Centro, Itu - SP
 

Itu e seus pontos turísticos

Praça dos Exageros
A Praça dos Exageros é um parque temático que possui diversos objetos em tamanho gigante, retratando assim a fama de "Cidade dos Exageros" que Itu possui.
Endereço: Rua Maestro José Maria dos Passos, 200 - Bairro Padre Bento, Itu - SP
Telefone: (11) 4022-7199

 

Itu e seus pontos turísticos

Quartel de Itu
O imponente Quartel de Itu, que abriga o Regimento Deodoro, guarda em sua memória os tempos em que era o Colégio São Luiz.
Endereço: Praça Duque de Caxias, 284 - Centro - SP
Telefone: (11) 4022-1184 / 4022-1284 / 4022-1134

 

Comentários