Sustentabilidade

Publicado: Segunda-feira, 15 de setembro de 2014

VI Jornada pelo Rio Tietê acontece na Estrada Parque neste sábado

Concentração para a caminhada acontece a partir das 8h.

Crédito: Arquivo/Itu.com.br VI Jornada pelo Rio Tietê acontece na Estrada Parque neste sábado
Caminhada na Estrada Parque

No sábado, dia 20 de setembro, acontece a VI Jornada pelo Rio Tietê, que neste ano tem o tema “O que você faz pelo Rio Tietê?”. A caminhada reúne todos os anos centenas de pessoas que buscam mobilizar e chamar a atenção da sociedade a refletir quanto ao rio e a Mata Atlântica.

A concentração para a caminhada acontece a partir das 8 horas, em frente a Gruta da Glória, na Estrada Parque, com saída prevista para às 9 horas, em direção à Cabreúva (7 km).

Já das 8h30 às 10h30, a população também está convidada a participar do mutirão de limpeza organizado pela Secretaria de Meio Ambiente de Itu que acontece às margens do rio Tietê. Para participar como voluntario basta ir ao local. A descida até o rio será facilitada por meio de escadas e o lixo retirado do local será separado e destinado para a Cooperativa de Materiais Recicláveis de Itu (Comarei).

O tema desta Jornada, “O que você faz pelo Rio Tietê?”, é um chamado às responsabilidades e posturas de cada cidadão quanto à busca da melhoria na qualidade do rio e o que cada um pode fazer no seu cotidiano para essa melhoria. Um exemplo é jogar lixo na rua, pois isso ocasiona o acúmulo do lixo no rio, que vem das ruas e beiras de córregos urbanos.

Durante a Semana da Árvore e do Rio Tietê também acontecerão oficinas, implantação de horta orgânica, distribuição de mudas de árvores nativas, contações de histórias e muitas outras atividades ligadas ao meio ambiente para adultos e crianças. Além da Jornada pelo Rio Tietê, a doação de mudas de árvores nativas e o Seminário Mata Atlântica também merecem destaque. Confira a programação completa!

A Jornada pelo Rio Tietê é realizada pela Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Prefeitura de Salto, Prefeitura de Cabreúva, SOS Mata Atlântica, Pastoral da Ecologia, Inevat, Eco Salto, Itu.com.br, Associação Vale Verde, GT Jeriva, Agência Reguladora-Itu e Guarani.

Comentários