Plantio é realizado em área de futuro Parque Ecológico
Ação contou com a participação de alunos de Itu e Sorocaba.
Jéssica Ferrari
Na tarde do dia 26 de setembro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Itu realizou um plantio de 100 mudas na Apa (Área de Proteção Ambiental), localizada no bairro Cidade Nova. A atividade foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Sorocaba.
Participaram do plantio crianças da Emef “Carolina Moraes Macedo”, de Itu e do CI 14, de Sorocaba. Todos os alunos receberam orientação, utilizaram pás confeccionadas com garrafas pets e canos de PVC e também molharam suas mudas.
As árvores são nativas como quaresmeira, ipês, jerivá, angico entre outras. No prazo de 30 dias todas as mudas serão adubadas para que possam crescer saudáveis.
O Parque Ecológico, que levará o nome de “Chico Mendes”, ficará em uma área de aproximadamente 242 mil m², no mesmo local onde ocorreu o “Mega Plantio” da região do Pirapitingui, em 2008. O local terá espaços para atividades de caminhadas, jogos ecológicos, esportes, ginástica para a terceira idade, posto de guarda, sede administrativa, jogos, trilhas e espaços de preservação do meio ambiente. A área de bocha e malha também será reformada para campeonatos.
O investimento será de R$ 2,8 milhões, na área verde que fica localizada entre a Avenida dos Sonhos e a Avenida Esperança, onde está a nascente do córrego do Barreiro.
No parque também haverá pista de caminhada e ciclofaixa iluminadas, que darão acesso às quadras esportivas, aos equipamentos para a Melhor Idade, parquinho e as áreas de contemplação, lazer e descanso.
A região central de Itu também será beneficiada. No bairro Itu Novo Centro, em uma área de 85 mil metros quadrados, será implantado o Parque Ecológico Taboão, também no mesmo local onde ocorreu o “Mega Plantio” em 2008. “Estas áreas além de terem uma função ecológica, aproximam e facilitam o contado das pessoas com a mata, aves e os córregos”, comentou a secretária de Meio Ambiente Patrícia Otero.
O investimento será de R$ 3,5 milhões, no parque que terá 04 portais de acesso, área de descanso, lanchonete, administração, 03 sanitários, centro de estudos, anfiteatro para 500 pessoas, estação para ginástica, área de jogos, pista de caminhada, bicicletários e playground.
Os parques serão realizados com recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade), que transformarão essas duas áreas verdes da cidade em Parques Ecológicos.