Sustentabilidade

Publicado: Quinta-feira, 17 de maio de 2012

Limpa Brasil-Let's do it!: série Web do Bem recomenda!

Campanha internacional propõe mutirões de limpeza no Brasil.

Crédito: site oficial Limpa Brasil-Let's do it!: série Web do Bem recomenda!
No dia 27 de maio é a vez de São Paulo participar do Limpa Brasil

por Deborah Dubner

Esta semana trazemos o site limpabrasil.com para a série Web do Bem. A campanha Limpa Brasil Let’s Do It! tem por princípio conscientizar os cidadãos sobre a destinação correta do lixo e organizar mutirões de limpeza em cidades brasileiras.

O que é o movimento Let’s do it!?

O Let’s do it! é um movimento que surgiu na Estônia, em 2008, idealizado pelo ambientalista Rainer Nölvak, e está alcançando o mundo tudo. A proposta era limpar todo o país com a ajuda da sociedade civil e de empresas parceiras. Assim, eles conseguiram coletar um total de 10 mil toneladas de resíduos com a colaboração de 50 mil voluntários no período de cinco horas. O lixo que foi retirado era histórico, ou seja, estava depositado em terrenos e florestas há muitos anos, visto que na atualidade os cidadãos não tem mais o hábito de jogar lixo fora do lixo. 

Quais países participam do Let’s do it?

No mundo todo, os países ou regiões envolvidas no Let’s do it! são: Afeganistão, Albânia, Armênia, Áustria, Azerbaijão, Bangladesh, Barbados, Benim, Bulgária, Burkina Faso, Camboja, Cazaquistão, Chile, Coréia do Sul, Costa do Marfim, Croácia, Cuba, Chipre, Congo, El Salvador, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos da América, Estônia, Filipinas, Finlândia, França, Gâmbia, Gana, Geórgia, Holanda, Hungria, Índia, Indonésia, Itália, Quênia, Kosovo, Letônia, Libéria, Lituânia, Macedônia, Ilhas Maurício, Marrocos, Moldávia, Montenegro, Nepal, Nigéria, Portugal, Reino Unido, Romênia, Rússia, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Senegal, Sérvia, Sri Lanka, Sudão, Tailândia, Tanzânia, Togo, Uganda, Ucrânia e Vietnã.

Quais cidades brasileiras receberão as ações do Limpa Brasil?

O movimento irá passar por catorze cidades brasileiras. Em 2011, as ações já aconteceram no Rio de Janeiro, em Brasília, Goiânia e Campinas. Em 2012, as cidades que receberão o Limpa Brasil são: São Paulo, Santo André e Mauá, Recife, Curitiba, Vitória, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador, Belém e São Luiz. Vale ressaltar que a lista pode sofrer alterações.

É possível trazer o movimento Limpa Brasil para sua cidade?

As ações do movimento foram estruturadas para acontecerem em catorze cidades entre 2011 e 2012. Mas, a campanha pretende ser finalizada em um prazo de dez anos, para que outras cidades do país consigam receber as ações de conscientização e limpeza, além das atividades educativas.

Como participar

Para participar, as pessoas podem se voluntariar de duas maneiras: como um agente ou participando do dia da ação. Os agentes serão capacitados para disseminar a ideia do Limpa Brasil, fazendo pequenas oficinas para motivar grupos a participarem do movimento. O voluntário da ação recolhe os resíduos descartados irregularmente em seu bairro e leva até um ponto de entrega, onde pode trocá-los por entradas para um show, que acontece no final do dia.

Canal Youtube: LimpaBrasilLetsDoIt

Leia mais: www.limpabrasil.com

Comentários