Sustentabilidade

Publicado: Quarta-feira, 25 de março de 2015

"Hora do Planeta 2015" - Movimento mundial ocorre neste sábado

Milhões apagarão as luzes por 60 minutos na data!

"Hora do Planeta 2015" - Movimento mundial ocorre neste sábado
Ato simbólico contra as mudanças climáticas

Promovida pela sétima vez no Brasil, a Hora do Planeta será realizada neste sábado, dia 28 de março, das 20h30 às 21h30. Na data, milhares de cidades, empresas e pessoas apagarão suas luzes por 60 minutos.

A Hora do Planeta é o maior ato global contra as mudanças climáticas. Em 2015, a mobilização vai usar o poder da multidão para promover ações e iniciativas sobre temas críticos – como a sustentabilidade da agricultura, a educação sobre o clima, projetos de conservação, energias renováveis e legislação favorável ao clima. No Brasil, a Hora do Planeta 2015 terá seu foco nas crises hídrica e energética.

Mas como desligar as luzes pode fazer alguma diferença? A Hora do Planeta ficou famosa por iniciar um evento de desligamento de luzes em Sydney, em 2007. Com o tempo, tem crescido para ações de crowdsource e crowdfund de indivíduos, empresas, organizações e governos, para gerar resultados ambientais – desde efetuar mudanças políticas por meio de petições até captação de recursos para os projetos de conservação e clima do WWF ao redor do mundo. Apagar as luzes é um gesto simbólico, mas pode ser também o primeiro passo para uma séria de medidas em prol de um futuro mais sustentável para a vida na Terra.

Em 2014, sete mil cidades (em 162 países) pagaram suas luzes durante sessenta minutos, entre 20h30 e 21h30 (horário local).
 

"Hora do Planeta 2015" - Movimento mundial ocorre neste sábado

Embaixadora

Em 2015, a Hora do Planeta apresenta a atriz Paolla Oliveira como sua embaixadora. Sensibilizada pela causa ambiental, a atriz aceitou o convite do WWF-Brasil e se juntou ao maior movimento mundial contra o aquecimento global com a tarefa de disseminar a mensagem da campanha e engajar um número ainda maior de brasileiros.

“A Hora do Planeta é um gesto simples, mas de grande importância”, afirma Paolla no vídeo gravado para a campanha. É preciso dar um basta nas mudanças climáticas e usar nossos recursos naturais de maneira mais inteligente. Já não há mais tempo. A crise ambiental não é tema para o futuro. Está acontecendo agora.”

Como embaixadora da Hora do Planeta, a atriz pretende convidar fãs, admiradores e seguidores de suas redes sociais a aderirem ao movimento do WWF-Brasil, que estimula as pessoas a repensarem como suas atitudes cotidianas podem causar menos impacto no meio ambiente. No sábado ela estará no Mato Grosso do Sul, rodando o filme “Em Nome da Lei”, do diretor Sérgio Rezende, e afirma que irá apagar as luzes com a equipe do longa.

Festival

Neste ano, a mobilização tem o Rio de Janeiro como cidade âncora. Para celebrar a data, será realizado um grande show gratuito na Praia de Ipanema, no Posto 10, no sábado, a partir das 16 horas. O evento terá como principais atrações o coletivo internacional de artistas Playing For Change e o músico brasileiro Hamilton de Holanda. Também se apresentam Rodrigo Sha, Eduardo Neves e o DJ Nado Leal.

Todo o espetáculo será realizado com gerador de biocombustível, alinhado com a mensagem da campanha que pede que governos, empresas e pessoas apaguem as luzes por sessenta minutos em um grande ato simbólico global por soluções para as mudanças climáticas.

Leia mais: www.wwf.org.br/participe/horadoplaneta/

Comentários