Entretenimento

Publicado: Segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

11ª Edição do Festival Grito Rock Mundo deve conectar 30 países

Evento ocorre entre 1º de fevereiro e 3 de março.

11ª Edição do Festival Grito Rock Mundo deve conectar 30 países
11ª edição acontece entre o período de 1 de fevereiro a 3 de março

Conectando 300 cidades de 30 países, o Festival Grito Rock se torna global em 2013. Além da América Latina, mais países da Europa, Oceania, África integram-se ao evento. Produzido de forma colaborativa desde 2005, o Grito Rock foi criado como uma alternativa ao carnaval tradicional e em sua 11ª edição acontece entre o período de 1º de fevereiro a 3 de março.

Estima-se a criação de aproximadamente 3 mil vagas para bandas de todo o país e turnês de pequeno, médio e grande portes, que devem ligar diversas regiões brasileiras. Além de circulações pelo território nacional, uma das novidades é a organização de turnês latinoamericanas, excursionando bandas para países como Bolívia, Chile, Argentina, Uruguai, entre outros.

Outro ponto forte do Festival é a conexão com outras áreas e linguagens artísticas, através de campanhas diversificadas – cujo objetivo é potencializar os eventos em cada cidade. São aproximadamente 20 campanhas, divididas em quatro categorias (Sustentabilidade, Formação, Comunicação e Circulação), abrangendo, por exemplo, artes cênicas, audiovisual, ambientalismo, cobertura colaborativa, além de outras ações voltadas à qualificação e ampliação do potencial de difusão dos festivais.

Mais Grito Rock

O projeto foi idealizado pelo coletivo Espaço Cubo no ano de 2003, em Cuiabá (MT). Com a criação do Fora do Eixo, em 2005 – o projeto se ampliou de forma conceitual e geográfica, envolvendo produtores de todo o país. Em 2011, o Grito Rock aconteceu em mais de 130 cidades, em oito países, movimentando 2 mil bandas e aproximadamente 200 mil espectadores.

Na última edição, em 2012, foram 205 cidades realizadoras, 37% a mais em comparação com 2011, envolvendo a participação direta de aproximadamente 700 produtores culturais, de 15 países diferentes.

O Grito Rock Mundo é um projeto apresentado pelo Fora do Eixo Card, produzido com o apoio do Toque no Brasil e realizado pelo Fora do Eixo.

Itu

Itu recebe o Festival Grito Rock pela segunda vez! O Coletivo Roda Torta, ponto Fora do Eixo na cidade, será o responsável pela organização do Festival.

Os interessados em participar, apoiar ou patrocinar esta super realização na cidade, podem entrar em contato através do [email protected]

Comentários