Bem estar

Publicado: Quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Web do Bem: Saúde de A a Z com o Dr. Drauzio Varella

Um dos destaques do site é a 'Enciclopédia de Saúde'.

Web do Bem: Saúde de A a Z com o Dr. Drauzio Varella
Um dos destaques do site é a "Enciclopédia de Saúde

Por Camila Bertolazzi

Referência quando o assunto é saúde, o Dr. Drauzio Varella - especializado em oncologia pela Universidade de São Paulo – é dono de um currículo extenso e invejável. Conhecido por popularizar a medicina, teve participações nas rádios Jovem Pan e 89FM, através de campanhas que visavam ao esclarecimento da população sobre a prevenção à AIDS, e na Rede Globo, onde participou das séries sobre o corpo humano, primeiros socorros, gravidez, combate ao tabagismo, planejamento familiar, transplantes, entre outras. Varella tem ainda 11 livros publicados e o website DrauzioVarella.com.br, tema da série Web do Bem dessa semana.

Um dos destaques do site é a “Enciclopédia de Saúde”, que contém – em ordem alfabética – nomes das doenças populares e outras não tão conhecidas. Ao clicar, você é informado sobre as causas, sintomas, diagnóstico, tratamento e recomendações; uma delas, no caso de pacientes com Alzheimer, é estabelecer uma rotina diária e ajudar o doente a cumpri-la, espalhando lembretes pela casa (apague a luz, feche a torneira, desligue a TV, entre outros). Na mesma página há itens relacionados com o problema de saúde selecionado.

Outro ponto forte são os vídeos, áudios, entrevistas e artigos que acompanham cada editoria do site. São elas: Doenças e Sintomas – câncer, diabetes, hipertensão e obesidade -, Sexualidade, Envelhecimento, Saúde da Mulher – câncer de mama e gravidez -, Dependência Química – alcoolismo e tabagismo -, e Infância.

Quando o assunto é excesso de peso, o site oferece uma calculadora para medir o Índice de Massa Corpórea (IMC), e adverte: “esse não deve ser o único parâmetro para definir os riscos relacionados à obesidade. Outros fatores, como circunferência abdominal e taxa de colesterol, também são muito importantes. Procure orientação médica para saber a melhor forma de se manter no peso ideal”.

Um site simples, prático e recheado de informações. Vale a pena fazer uma visita!

Comentários